NAZARÉ DAS FARINHAS

  Prefeito de Nazaré, Miltinho Almeida (PTN) rebate acusações de “ter caído de paraquedas” e promete mais desenvolvimento para Nazaré

Por ANTONIO MASCARENHAS
Diversos integrantes das  coligações proporcionais tiveram oportunidade de externar suas opiniões sobre Nazaré, administração Milton Almeida Júnior e sobre o que poderão fazer para incrementar o desenvolvimento do município, através, naturalmente, da apresentação  de projetos tangíveis e que, à luz da natural euforia, não façam parte daqueles notadamente utópicos.  
Todos tiveram, oportunidade de, empunhando omicrofone, deixar fluir todo esse ímpeto, todo um desejo em poder servir ao município.  Bebeto, que faz parte do movimento sindical e que representou a Senadora Lídice da Mata, fez uma ampla
explanação sobre os propósitos do seu partido para o município de Nazaré. Logo em seguida, a  candidata a vice-prefeita, procurou discorrer sobre  a importância dessa coalizão  de forças em prol do sucesso nas urnas. Já o prefeito Milton Rabelo (Miltinho), candidato a reeleição, além de demonstrar toda uma confiança do grupo nas urnas, rebateu a oposição que bate na tecla de que o mesmo teria “caído de paraquedas” na política local, em razão do  falecimento do ex-gestor Cloves Figueredo.
A política em Nazaré promete ser bastante acirrada. Partidos de oposição desensarilham as armas e prometem entrar na disputa com o intuito de vencer as eleições. O Grupo capitaneado pelo prefeito Milton Rabelo Júnior, por sua vez, arma estratégias para continuar por mais quatro anos a frente do comando no município. Disputas à parte, caberá à população local eleger aqueles que, à luz de toda uma análise, estejam à altura de representá-la.  À  TvSaj caberá, apenas, a missão de informar à população, desejando às duplas  ADRIANO TOURINHO/CLEIDIVALDO(PT-PCdoB), EUNICE/ADALARDO (PSB-PP) e  MILTINHO/JANDIRA (PTN-PDT) que, em que pese  as divergências entre eles, impere, sempre, o respeito mútuo e atendimento  às premissas preconizadas na Constituição Federal, notadamente no que concerne à  fiel observância aos princípios democráticos de direito, numa campanha que se desenvolva no campo das ideias. O povo, com certeza, será o grande mediador dessa disputa que, no fundo, visa o engrandecimento do povo de Nazaré.  
Prefeito de Nazaré, Miltinho Almeida (PTN) rebate acusações de “ter caído de paraquedas” e promete mais desenvolvimento para o município. 


VÍDEO  1.9- Fachada da Câmara Municipal e falas de candidatos a vereadores


VÍDEO  2.9- Fachada da Câmara Municipal e continuação das apresentações de candidatos a vereadores


VÍDEO  3.9- Continuação das apresentações de candidatos a vereadores


VÍDEO  4.9- Continuação das apresentações de candidatos a vereadores e da chapa majoritária (Miltinho e Jandira)


VÍDEO  5.9- Continuação das apresentações de candidatos a vereadores e presidentes de partidos


VÍDEO  6.9- Continuação das apresentações de candidatos a vereadores e presidentes de partidos



VÍDEO  7.9- Pronunciamento da candidata a vice-prefeiita, Jandira barbosa (PDT)


VÍDEO  8.9- Pronunciamento do candidato a prefeito, Milton Rabelo (PTN) - Parte 1


VÍDEO  9.9- Pronunciamento do candidato a prefeito, Milton Rabelo (PTN) - Parte 2



NAZARÉ: Deputados ACM Neto e Bruno Reis prestigiaram a convenção municipal  em Nazaré-BA, chancelando a candidatura de Eunice (PSDB)/Adalardo Nogueira (PP)
Por ANTONIO MASCARENHAS
As dependências da Rádio Clube, em Nazaré-BA, tornaram-se pequenas para abrigar correligionários e simpatizantes do PSDB-PP Convenção que homologou a chapa  majoritária integrada por Eunice e Adalardo Nogueira, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Além deles, candidatos a vereadores, lideranças  comunitárias e convidados. 


Dentre eles o Deputado Federal ACM Neto, o Deputado
Estadual Bruno Reis, Teo Sena (vereador e líder da oposição em Salvador-filho
de Virgildásio Sena, vereador em 7 oportunidades), os octogenários  Hildérico Oliveira (deputado Federal em três oportunidades), Claudio Neves (empresário da Natulab e Tupinambá FM), Izaque Filho (ex-prefeito de Nazaré e esposo de Eunice), Antonio Lima (Vereador), dentre outros.
Uma  charanga procurou, desde o início, executar
canções que, paulatinamente, aumentava a euforia dos que chegavam ao local.
Faixas e bandeiras contribuíram para ornamentar o lcoal. Um  grande banner com a foto de Eunice, colocada logo atrás do palanque, chamava logo a atenção. Graças ao eficiente som instalado no local e a locução realizada, todos puderam ouvir as falas e os discursos de forma satisfatória. 

ACM Neto e Bruno Reis chegaram ao local acompanhado do empresário Claudio Neves e vereador Teo Sena, egressos de Salvador, sendo recebidos com bastante entusiasmo. Empunhando o microfone todos destacaram a importância do evento para a concretização de um processo político que, segundo eles, pretende mudar a história  de Nazaré. Apregoaram que essa é a oportunidade para que uma mulher possa, pela primeira vez, dirigir os destinos desse município que, felizmente, preserva a beleza arquitetônica barroca e que é berço de tantas personalidades importantes, inclusive de renome nacional. Fotos Antonio Mascarenhas


sexta-feira, 04 de maio

NAZARÉ DAS FARINHAS: veja, na íntegra, todos os discursos da cerimônia de lançamento da pré-candidatura de Adriano Tourinho (PT), com presenças de Moemba Gramacho e Jones Carvalho, dente outros

Por ANTONIO MASCARENHAS

A Câmara de Vereadores foi o local escolhido pela cúpula do PT, em Nazaré das Farinhas,
para realizar, no último sábado, 28 de abril, a cerimônia de pré-candidatura de Adriano
Tourinho, a prefeito do município e de vereadores integrantes da legenda. Na
oportunidade, marcaram presenças, além de Adriano, o presidente do Partido,
Hélio Brito, a Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o Ouvidor Geral do
Estado (Jones Carvalho), vereador Nagib, Cloves
Ezequiel (Diretor da DIREC IV), Cleidivaldo, Hipólito Brito (PT de Jaguaripe), Carlos Prazeres, José Soares,
Claudio Birto, dentre outras personalidades locais. Vários discursos foram
proferidos, destacando a importância do evento, dando ênfase à trajetória do partido
nas três esferas de governo, bem como enaltecendo as qualidades de Adriano Tourinho
e demais militantes locais. A prefeita Moema Gramacho, aproveitando o ensejo,
falou sobre um leque de conquistas em sua administração.


ADRIANO TOURINHO: Entrevista à TvSaj


NAGIB BOERI: Vereador PT, 7o. mandato

HÉLIO BRITO, CLOVES EZEQUIEL: Falas iniciais


JOSÉ SOARES, o "ZÉ VIAGEM"


NAGIB BOERI, Vereador e pré-candidato à reeleição


HIPÓLITO BRITO  e CLEIDIVALDO


JONES CARVALHO: Ouvidor Geral do Estado


ADRIANO TOURINHO: Prefeiturável 1.2


ADRIANO TOURINHO: prefieturável 2.2


MOEMA GRAMACHO: Pronunciamento 1.3

MOEMA GRAMACHO: Pronunciamento 2.3

                                                                                                                                                
MOEMA GRAMACHO - Pronunciamento 3.3

 

domingo, 29 de abril de 2012

NAZARÉ DAS FARINHAS: Pré-candidatura de Adriano Tourinho (PT) contou com a participação de Moema Gramacho, prefeita empreendedora de Lauro de Freitas

Por ANTONIO MASCARENHAS
A Câmara de Vereadores de Nazaré das farinhas foi o local escolhido pelo Diretório do Partido dos trabalhadores do município para promover o lançamento da pré-candidatura de Adriano Tourinho ao executivo municipal em 2012. Além da maciça presença de correligionários e seguidores da legenda, lideranças locais e de outros municípios.  
Compondo a mesa, além de Adriano Tourinho (virtual candidato a prefeito), Moema Gramacho (Prefeita de Lauro de Freitas, pelo PT), ones Carvalho (Ouvidor Geral do Estado), Carlos Prazeres (Secretário do PT na cidade de Nazaré), Hélio (Presidente do partido no município), Cloves Ezequiel (Diretor da DIREC IV), Vereador Nagib Boeri (preparando-se para buscar o 8º.Mandato consecutivo),além de Cleidinaldo  e Getúlio (Pré-candidatos a vereador pela legenda), Ventura (Presidente do sindicato dos Trabalhadores) e dos convidados   José Soares (Zé Viagem), Claudio Brito,  Hipólito ( integrante do PT em Jaguaripe-BA), Bel Irecê (Presidente do PCdoB), Antonio Bomfim Presidente do PRP, Ane Cristina (Presidente do PSDC) e Evilásio Cruz (Presidente do PV).
Veja TUDO em LEIA MAIS
Coube ao presidente do Partido dos Trabalhadores, Hélio, dar boa vinda a todos e conduzir os trabalhos, enquanto Carlos Prazeres promoveu a abertura e a oração. Logo  após utilizaram o microfone Cloves Ezequiel, José Soares, Vereador Nagib Boeri,  Jones Carvalho, Hipólito, 
Cleidinaldo, todos destacando a importância do evento e tecendo elogios no que tange ao Diretório local e, em especial, a Adriano Tourinho que se arvora à intenção de poder candidatar-se a prefeito defendendo as cores do Partido dos Trabalhadores. Antes das palavras da eminente liderança local, a também ilustre personalidade do cenário político deste Estado, Noêmia Gramacho, ex-deputada estadual e já no seu segundo mandato a frente do município de Lauro de Freitas.  
Além dos tradicionais cumprimentos a todos que ali se encontravam,  também teceu considerações elogiosas a Adriano Tourinho, aproveitando o ensejo para elencar uma série de realizações que tem feito no município que dirige e que, graças a essa performance, tem recebido vários prêmios, a exemplo de Prefeita empreendedora, em 2010 e 3ª. colocada na premiação realizada neste ano, através do SEBRAE. Ela que, ao lado do prefeito Euvaldo Rosa, de S.A. Jesus e mais três prefeitos estarão representando o norte/nordeste  na disputa de mais uma premiação, em Brasília.
Adriano Tourinho, antes de proferir seu discurso foi surpreendido com o cântico de parabéns inerente ao seu aniversário para, logo após, externar sua satisfação diante das presenças e de suas perspectivas em poder colocar seu nome para eventual candidatura a prefeito de Nazaré. Em sua fala, discorreu sobre problemas reinantes no município e da sua esperança em poder, paulatinamente, saná-los caso lhe seja dada essa oportunidade por parte da população em se materializando seu intento. 
Eloquente, lembrou que o próximo gestor tem que estar preparado para atender a toda uma perspectiva  decorrente da provável construção da ponte Salvador/Itaparica e que é preciso que se trabalhe para quem precisa, em Nazaré. Com a participação de representantes de 06 (seis partidos), o Diretório local anuncia que as portas do partido estão abertas às naturais conversações com relação às eleições de outubro. O presidente do PT local reportou-se à cobertura ora efetuada pela TvSaj que, diga-se de passagem, deverá acompanhar o desenrolar do processo de sucessão local, dando ampla cobertura a todas as vertentes políticas no município, de forma democrática e isenta. Encerrado o encontro, as principais lideranças posaram para as tradicionais fotografias. Fotos Antonio Mascarenhas (TvSaj). 



sábado, 28 de abril de 2012

Nas fotos acima, algumas das passagens do que aconteceu na tarde desse sábado, na Câmara de vereadores de Nazaré das Farinhas, no evento realizado pelo PT local, oportunidade em que, na presença de lideranças de outras siglas partidárias, promoveu a pré-candidatura de Adriano Tourinho.Fotos ANTONIO MASCARENHAS


21 de abril de 2012

Antonio Brito, Secretário de Planejamento de Nazaré, fala sobre Conferência de Meio Ambiente e perspectivas para seu município e região

Por ANTONIO MASCARENHAS
Presente na etapa da III Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada nessa quinta-feira, 19, no CETEP, em Santo Antonio de Jesus, ele, Antonio Brito, Secretário de Planejamento do  de Nazaré das Farinhas, além de falar sobre a importância desse evento, discorreu sobre a administração em seu município e sobre toda uma conjuntura socioeconômica que se vislumbra para toda a região. Fala sobre as ações desenvolvidas na administração Miltinho Almeida, principalmente nas áreas de preservação ambiental e turismo. Enfoca a questão da coleta e destinação do lixo orgânico e as providências com relação aos dejetos despejados no Rio Jaguaripe. Antonio Brito demonstra estar antenado com toda uma conjuntura desenvolvimentista que se vislumbra para a região.Enaltece a administração Miltinho e diz que o chefe do executivo de Nazaré das Farinhas, mesmo quando não fe  faz presente, dá toda liberdade para que seus assessores participes de eventos que possam produzir informações enriquecedoras paa o município. 


A pujança do acervo arquitetônico e cultural de Nazaré das Farinhas é motivo de orgulho para o seu povo

Por ANTONIO MASCARENHAS
Situada no Recôncavo baiano, a cerca de 60 km de Salvador (via travessia ferry-boat) a  cidade de Nazaré das Farinhas, na Bahia, dá um exemplo, a todo o país, no que diz respeito a toda uma preocupação dos governantes, e não tem sido diferente na administração Milton Almeida Júnior (Miltinho), no que diz respeito à preservação do riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco, existente nas principais artérias da cidade. 
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição,  construída em 1742,  foi fruto da difusão arquitetônica de capelas rurais no Nordeste do país, desde o Século XVI até o XVIII. Em seu interior, imagens sacras de Nossa senhora da Conceição, São Benedito, Nossa Senhora Santana e São Braz.
No centro histórico da cidade, o grande destaque fica por conta do Sobrado dos Arcos, o Paço (prefeitura) Municipal, a Igreja de São Roque, a Santa Casa de Misericórdia, o Solar dos Sampaios, a sede do atual fórum e a Ponte da Conceição que, até o século passado, era a única travessia que ligava as duas partes da cidade, dividida pelo Rio Jaguaripe.
Para a cidade de Nazaré escoava toda a produção da região para Salvador e outros centros e a ferrovia exercia um importante papel nesse processo de transporte de cargas, mesmo porque só tempos após é que foi construída a estrada que a ligava a Santo Antonio de Jesus e outros municípios. E a Estação Rodoviária, onde hoje funciona o Centro de Artesanato e Posto de Informações Turísticas, centralizava todo o movimento de entrada e saída de passageiros com seus produtos a serem transportados. No local é possível verificar, in loco, o trem da última locomotiva que transitou pelo município.  
Inaugurado em 1927, o Cinema Rio Branco é mais antigo da América Latina, em funcionamento. Seu espaço interno foi dividido em duas partes: plateia (rampada) e galeria superior em forma de fechadura. Em fase de decadência, foi totalmente reformado pela Fundação Marcus Vampeta, jogador que atuou no Corínthians e seleção brasileira. 
A Igreja Matriz de Nazaré das farinhas demorou 100  anos para ser  construída. Só em 1866 é que a obra foi entregue à população. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a igreja mantém detalhes da arquitetura barroca, típicos de igrejas do Século XIX. Imagens sacras a exemplo de Nossa senhora da Purificação de Nazaré, Senhor Morto, Crucifixo, Nossa Senhora do Rosário, contribui para reforçar o orgulho que o povo de Nazaré tem por sua terra. 
Construído em 1999 pelo artista plástico Félix Sampaio,  na gestão do prefeito Cloves Figueredo,  medindo 15 metros de altura,9,20m de envergadura (distância entre as mãos), 4,60m de largura e 3,80m de profundidade e construído à base de pó de mármore e gel, o  monumento  “Jesus de Nazaré”,  instalado no Morro da Fazenda Mercantil, no local conhecido por "Morro do Silêncio", é, indubitavelmente, um dos mais marcantes marcos da religião católica deste país, não apenas pela imponência da obra, mas, também, por situar-se numa cidade que se preocupa em vivificar suas tradições.
O monumento foi uma brilhante ideia do prefeito Cloves Figueredo que soube muito bem usar a topografia da cidade, transformando-a numa dos fortes atrações turísticas da cidade. O mirante construído no ápice da montanha possibilita uma visão panorâmica do centro da cidade, dando inclusive, para avistar o farol do Morro São Paulo e parte da cidade de Salvador.Fotos Antonio Mascarenhas

 

Via Sacra em Nazaré das Farinhas. Após a retratação do sofrimento de Jesus, um olhar de proteção sobre a cidade

Por ANTONIO MASCARENHAS
Construída na Gestão do saudoso prefeito Cloves Figueredo (vice Milton Rabelo Almeida), a Via Sacra, imponente obra que retrata a "via crucis" de Jesus Cristo.  Com monumentos representado personalidades bíblicas, foi instalada no "Morro do Silêncio", em Nazaré. A trajetória de sofrimento de Jesus é retratada em 10 estações que retratam  etapas do calvário. Placas em bronze oferecem informações sobre as passagens. No topo da montanha, foi construído o majestoso monumento Jesus de Nazaré, com 15 metros de altura, 9,20 m de envergadura (distância entre as mãos),4,6m de largura, e 3,80m de profundidade. A imponência desse empreendimento, além de toda uma importância para a religiosidade, alimenta o turismo que tanto contribui para o desenvolvimento do município. Criada pelo  artista plástico Félix Sampaio, esse riquíssimo acervo histórico-cultural, felizmente, vem sendo bem cuidado pela gestão do atual gestor, Milton Almeida Júnior (Miltinho), ao lado de sua equipe. De parabéns, também, a população de Nazaré por cuidar da preservação desse memorável acervo artístico, cultural e religioso. Um exemplo que, sem sombra de dúvidas, deve ser seguido por outros municípios, nos diversos rincões deste país. Fotos Antonio Mascarenhas (TvSaj). CONFIRA

NAZARÉ DAS FARINHAS: Feira de Caxixi revela a arte em meio ao sagrado e profano

Por ANTONIO MASCARENHAS

Tradiicioal, a Feira de Caxixi, vem crscendo a cada ano. Todo um colorido é estampado através das diversas stands espalhadas pelo Centro Histórico da Cidade.  Artesanato de barro, palha, tecidos, madeira, ao lado de quadros pintados a mão, fazendo toda uma composição com transeuntes do município  e cidades circunvinhas Nessas fotos, além das barracas,distribuídas no Centro Histórico, o palco auxiliar e toda uma estrutura armada na área da nova Feira Livre, inaugurada pelo Prefeito Milton Almeida Júnior (Miltinho), com 2 grandes palcos para apresentação musicais.


Banda "Meu Jeito de Sambar" fez a galera rebolar, na tarde dessa sexta-feira, em Nazaré das Farinhas

 Por ANTONIO MASCARENHAS
Retratamos, na tarde dessa sexta-feira, 06, em Nazaré das Farinhas, em vídeo, um trecho da apresentação da Banda "Meu Jeito de Sambar" que, diante de um público considerável, executou várias canções, enquanto a população se preparava para frequentar o majestoso espaço reservado pela administração Milton Almeida Júnior (Miltinho) para as atrações programadas para a noite. Dois grandes palcos foram armados na nova  área de Abastecimento Municipal (Feira Livre). Além dos palcos, camarote, barracas, banheiros químicos, enfim, toda uma infraestrutura para que a população possa sentir-se segura, gozando de todo o conforto possível. A feira de Caxixi, de conformidade com a programação deverá encerrar-se nesse domingo.

 

Beleza paisagística de Nazaré das Farinhas mistura arquitetura barroca e contemporânea

Por ANTONIO MASCARENHAS
Nas fotografias acima, algumas das obras que mostram a essência da beleza paisagística de Nazaré das Farinhas que, em; meio ao natural crescicimento populacional, com suas construções estilo contemporâneo, consegue, em que pese as difiiculdades, manter a riqueza de construções estilo colonial em que se pode observar a riqueza de detalhes da arte barroca. Felizmente, no seio da comunidade nazarena, há uma conscientização sobre a necessidade de se vivificar, dentro do possível, todo esse manancial histórico, em meio à modernidade. E o atual prefeito, Milton Almeida Júnior (Miltinho) , ao lado de sua equipe,   tem feito o máximo para que esse acervo seja preservado.  
No vídeo acima, um pouco da influência da arte barroca, presente em muitos municípios da Bahia ( a exemplo de Cachoeira, Nazaré das Farinhas,, Salvador), Minas Gerais e outras cidades do  país, graás à influência da igreja católica. Arte que que teve em Antonio Francisco Lisbôa , o Aleijadinho, o seu  grande expoente.