PÁGINAS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Contraste ambiental: praias de Barra Pote e Mediterranée, em Vera Cruz, chamam atenção de banhistas

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em que pese belíssimas praias em diversos rincões do pais, paisagens que deveriam ser consideradas bucólicas, infelizmente, acabam sendo maculadas diante de quadros que não apenas agridem, insofismavelmente, ao meio ambiente mas, também, inibem o turismo e suscitam problemas de saúde. 
Além de dejetos sanitários despejados no mar, a poluição das praias é uma realidade. Cocos, garrafas plásticas, pneus, objetos metálicos, sacos plásticos, enfim, toneladas de materiais são despejados semanalmente nesses espaços públicos de lazer, servindo não especificamente como "molduras" mas, literalmente, objeto principal nas imagens processadas por todos que frequentam esses locais, gerando, por conseguinte, reflexões por parte daqueles que não comungam com esse tipo de degradação.
E não é diferente nas praias de Barra do Pote e Praia do Sol, situadas em Vera Cruz-Ba,onde o lixo se acumula, principalmente em finais de semana e feriado. E esse problema de lixo na Ilha de Itaparica é antigo. Não devemos culpar, apenas, a administração de Antonio Magno. Trata-se de uma situação de infraestrutura em que demanda aplicação de recursos. Só para se ter uma comparação entre uma dessas praias e a que margeia o Clube Mediterranée, em que uma equipe procede limpeza diariamente das algas e evetnuais materiais que possam ali ser despejados pelas águas, a diferença é gritante. Naturalmente, lá há vigilantes e equipes para efetuação de limpeza.
Torcemos para que a administração municipal de Antonio Magno (PT) possa, dentro do possível, minimizar essa situação, com a disponibilização de contêineres ao longo das praias e uma ampla campanha de conscientização de moradores locais e turistas, com distribuição de panfletos, colocação de outdoor, etc. Campanhas dessa magnitude nao devem ser vistas apenas como despesas mas, antes de tudo, investimento. Mesmo porque o dispêndio de recursos para essa finalidade acaba minorando, paulatinamente, a ocorrência de doenças infecciosas. E, nessa linha, é que a TVSAJ abre mais uma página em sua atuação, com o lançamnto desse novo site: www.tvsaj.com.br. Nas fotos do álbum anexo, diversas personalidades vislumbram esses cenários, nesse domingo. Confira o novo endereço da TVSAJ em www.tvsaj.com.br Fotos Antonio Mascarenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário