PÁGINAS

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Petista desde 1981, Jorge Portugal garante que continuará projeto de Albino na Secult

Anunciado na última semana como o novo secretário de Cultura do Estado, o professor Jorge Portugal permanecerá com o projeto de interiorização das políticas culturais promovido pelo atual gestor da pasta Albino Rubim. “Tudo isso continua. É o mesmo projeto político e continua com Rui. Claro que vamos intensificar mais ainda. Vamos interiorizar e democratizar naquela linha que foi gestada por Albino Rubim e, antes, por Márcio Meireles”, comentou o próximo secretário de Cultura. Há 40 anos como professor, Jorge Portugal foi um dos fundadores do PT em Santo Amaro, desde 1981, e sua situação continua regularizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de fazer parte do partido, ele foi o nome da cota pessoal do governador eleito, Rui Costa (PT) para participar da composição do secretariado após rejeição do PSB à pasta, de acordo com informações dos bastidores. Ele já chegou a ser candidato a deputado estadual pelo PT em 1986, mas não tem mais militância ativa na sigla. “Passei a trabalhar e dar muitas aulas, e não fui mais aquele militante clássico. Dei a minha contribuição, apresentei programas de Lula na Bahia e grande comícios. Hoje eu apoio candidatos, mas não sou aquele militante orgânico”, explicou Portugal. De acordo com o presidente estadual da sigla, Everaldo da Anunciação, o fator principal para a escolha do futuro secretário foi por “relações pessoais” com os correligionários. “Soube há pouco tempo que ele foi eleitor de um candidato nosso. Logo, o escolhemos por ser de confiança”, disse Anunciação. O nome de Portugal também significa, para Rui, a articulação de Cultura com a pasta de Educação. Ainda de acordo com o chefe estadual da sigla, a saída do atual secretário da pasta, Albino Rubim, em 2015, se deveu pela própria escolha do professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) de voltar para a academia. 
Portugal chegou a participar do balanço anual do PT promovido pela Comissão Executiva, estando ao lado do presidente do partido. Outrora protagonista do programa "Aprovado" na TV Bahia, Portugal comentou que a relação de parceria continuará a mesma com a empresa de comunicação, vinculada à família do atual prefeito de Salvador ACM Neto. Contudo, isso não afetará nos rumos da pasta. “Continua a nossa relação boa e mútua, mas isso não interfere na política institucional da secretaria”, disse. Portugal  | Foto:1, Facebook,  2, em evento do PT com presidente estadual, Everaldo da Anunciação; demais TVSAJ.Por Maria Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário