PÁGINAS

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Palestras e oficinas enfocaram temáticas relacionadas à produção de mandioca no 1o. SemInário de Inovação Rural, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizado nessa quarta-fera, 12, no CETEP, em Santo Antonio de Jesus, o 1o. Seminário de Inovação Rural, protagonizado pela Secretaria de Agricultura Comércio Indústria e Meio Ambiente, sob o comando de José Carlos Toneto, na gestão Humberto Leite, em Santo Antonio de Jesus. O evento, realizado pela administração municipal, em parceria com o SEBRAE, contou com apoio da UFRB, EBDA, CETEP e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
Dentre os presentes, compondo a mesa, José Carlos Toneto (Secretário), Carlos Henrique (Gerente Regional do SEBRAE), Jorge Souza (Presidente da COOPAMIDO), Gilmar Dourado (Chefe do Escritório local da EBDA), Wenderson (Diretor da ACESAJ) e Jorge (representando o CETEP). Também presentes no evento o Vereador Sgt. Vinícius; Nilson Santana (Diretor de Agricultura e Meio Ambiente), Bruno (Agrônomo), Geraldo Carvalho e Nélson (representantes da EBDA); oBoa Vista, dominguinhos (Boa Vista), Ciro (Comum do Rio da Dona), Jorge de Zé de Beata (Bom Jardim); Rivomar Guedes e Lili (SACIMA) e Simone Santos (Assessoria de Comunicações da COOPAMIDO), alem dos palestrantes Wilson Pedreira (Consultor do SEBRAE, ao lado de Núbia) e Gilliard Santos (Coordenador do setor Primário da COOPAMIDO). 
O evento teve por objetivo mostrar a importância da organização de toda a cadeia produtiva, com capacitação de agricultores e produtores de farinha do nosso Município, disseminação de tecnologias rurais, dicotomia de preços da farinha de mandioca (mudanças radicais de preços), estruturação das várias cadeias produtivas e criação dos Conselhos Municipais para que deem capilaridade às Câmaras Setoriais das diversas atividades agrícolas da região.
Todos que fizeram parte da mesa destacaram a importância do evento, principalmente para os jovens jovens que estão se preparando para ingresso na área de pecuária, através de curso ministrado pelo CETEP e para os presidentes e representantes de comunidades rurais presentes. Logo em seguida,Jorge Souza, presidente da COOPAMIDO, discorreu sobre o meritório trabalho desenvolvido por essa instituição associativa no que concerne à arregimentação e apoio aos agricultores que lidam com a produção de mandioca na região, principalmente aqueles que já figuram como cooperados. 
Dando continuidade, palestras proferidas por Giliard Santos (Coordenador do Setor Primário da COOPAMIDO), discorrendo sobre todo um processo de produção e que passa, necessariamente, pelo preparo de solo, plantio, colheita, com utilização de técnicas específicas, até o processo de industrialização da mandioca.
Wilson Pedreira (Consultor do SEBRAE), por sua vez, também em palestra audiovisual, mostrou a importância da segurança alimentar, num processo que passa necessariamente pela higienização, em todas suas vertentes. Finalizando, o anfitrião José Carlos Toneto agradeceu a todos informando que outros eventos serão realizados, sempre com o intuito de despertar interesse dos jovens para com a agricultura, bem como fazer com que os agricultores possam estar sempre assimilando novas técnicas produtivas e que, por extensão, contribuirão para a produtividade e consequente melhoria na renda familiar. Fotos Antonio Mascarenhas




Nenhum comentário:

Postar um comentário