PÁGINAS

sábado, 13 de dezembro de 2014

Alunos e professores do CETEP promoveram exposição a feirantes, sobre Feira Livre, em S.A.JESUS


Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada no último dia 28, na sede da Secretaria de Agricultura Comércio Indústria e Meio Ambiente, apresentação a feirantes da feira livre do município, por parte de alunos do 4o. ano do curso Técnico em Logística, do CETEP de Santo Antonio de Jesus, do  projeto "Armazenagem certa, distribuição correta, lucro garantido: O CETEP e as ferramentas logísticas na organização de produtos regionais". 
O curso procura mostrar a importância da feira livre, nos seguintes aspectos: grande influência na economia local; forte meio de distribuição financeira; forte comércio varejista; rotatividade de mercadorias; comércio não burocrático; variedade de produtos e preços baixos. Tem como justificativa mostrar que a feira do município é de grande importância e influência local, porém que há falta de planejamento, motivo que afeta muitas vezes a qualidade dos produtos oferecidos e, por extensão, a produtividade. 
Sustenta que, na perspectiva de sanar essas dificuldade, a intervenção proposta busca inserir as ferramentas logísticas de armazenagem e distribuição, no intuito de qualificar, inserir e desenvolver as atividades operacionais dos feirantes, de forma organizada e com diferencial. Através dessas ferramentas busca-se a possibilidade de planejar, executar e controlar o fluxo de armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, a fim de se obter o ponto de consumo, atendendo, assim, os requisitos do consumidor. 
Objetivo geral: avaliar os processos para a armazenagem e a distribuição dos produtos regionais comercializados em feiras livres, com o intuito de identificar melhorias; Objetivos específicos: contribuir com os feirantes para o processo administrativo e logístico; mostrar a importância da limpeza dos galpões, através da logística reversa; estimular e direcionar a correta armazenagem e distribuição dos produtos; divulgar as vantagens e os produtos da feira por meio de exposições em outdoor, guias, aplicativos, panfletos informativos e site; criar sistemas gerencias e de controles dos produtos e clientes; promover workshop das ferramentas logísticas.
Alunos responsáveis: 4o. ano do curso Técnico em Logística; Alunos apresentadores: Samuel Andrade dos Santos e Victória Silva Lima;
Articulador do Curso: Dinalva Andrade dos Santos; Professores Orientadores: Meire Lande Silva dos Santos Almeida e Adriana Freitas de Moura; Equipe Gestora-Diretor: Ivanilton Amparo da Silva; Vice-Diretor Técnico Financeiro:Erivalto Ribeiro dos Santos; Vice Diretora Técnica Pedagógica: Vanusa Maria Ribeiro dos Santos;Vice Diretora de articulação com o Mundo do Trabalho: Maria Lúcia Res. O evento contou com o irrestrito apoio do Secretário José Carlos Toneto: - Iniciativas dessa magnitude precisam não apenas serem aplaudidas mas, acima de tudo, abraçadas para que as ideias que brotam a partir desses jovens possam ser materializadas, externou. Fotos Antonio Mascarenhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário