PÁGINAS

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seminário Internacional socioambiental superou expectativas, em SAPEAÇU

Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizado nessa quarta-feira, 26, no Espaço de Eventos Capim Dourado, em Sapeaçu-BA,o "Seminário Internacional de Intervenção Socioambiental para o Manejo de Resíduos Sólidos, no Território do Recôncavo, numa iniciativa conjunta da UFRB, PPGCI (Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da UFRB), Prefeitura de Sapeaçu (gestão Jonival Lucas), CESOL (Centro Público de Economia Solidária),Laboratório de Intervenção Ambiental (UFRB) e que contou com participação de Jonival Lucas (Prefeito municipal), Cícero Monteiro (Secretário  de relações Institucionais do Governo do Estado), Raimundo Freitas Neves, representando a SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado),os professores Javier Guevara Martinez (mexicano) e Jesus Manoel Delgado Mendez (venezuelano), compondo a mesa. 
Dentre os convidados, os prefeitos Miltinho (Nazaré das Farinhas), Paulinho (Cabaceiras do Paraguaçu), Clovis Penine (Muniz Ferreira), Radaman Barreto (Varzedo) e Chiquinho (São Felipe). Também marcaram presenças os secretários municipais de Sapeaçu, Eládio Bahia (Agricultura e Meio Ambiente), Mutti (Cultura, Esporte e Lazer), Raul Molina (Saúde) e Ana Luíza (Educação); de Conceição do Almeida, Dinho Coni (Agricultura e Meio Ambiente), Dona Glória (Chefe de gabinete);
de Santo Antonio de Jesus, Nilson Santana (Diretor), Denilton Taiana e Rivomar Guedes, representando Secretário Toneto; de Nazaré, José Carlos (Administração), Antonio Brito (Agricultura e Meio Ambiente), Eude Mascarenhas (Ação Social); de Cabaceiras, Alex Machado (Finanças) e Gilson santana (Gerente de Convênios); Dr. Pedro Júnior (Secretário de Educação de São Felipe),Éder Galvão, presidente da Câmara de Sapeaçu; João Carlos e Rosana Vieira (Território do Recôncavo); Rita Andrade (UFRB-IFBA), Luiz Gonzaga e Drica Castro (ASCOM  de Sapeaçu), Tatiana veloso, Ana Firmino, e tantas outras representatividades do município e região. 
O encontro teve por escopo trazer à baila discussões acerca da efetivações de práticas inerentes à política de intervenção socioambiental em Sapeaçu e municípios da região.Logo após a composição da mesa, coube ao chefe do executivo local a abertura dos trabalhos. Após agradecer às presenças dos convidados, o prefeito Jonival, na qualidade de anfitrião, evidenciou a importância desse encontro no município.  Em seguida fizeram uso do microfone Cícero Monteiro, destacando as ações governamentais desenvolvidas em vários municípios da Bahia, seguido do professor Sílvio (UFRB), Jesus e Javier, nas considerações iniciais acerca da temática em apreço.
Em seguida foram proferidas palestras audiovisuais por parte de Raimundo Freitas, falando a respeito dos diversos programas desenvolvidos no Estado, a exemplo do Programa de Resíduos Sólidos, aterros sanitários construídos no Estado, bem como por parte dos professores Jesus e Javier, oportunidade em que, a partir das experiências em seus países, apontaram vertentes que podem ser implantadas em toda região. 
Dando prosseguimento, foi concedido espaço para que os presentes e que se inscreveram, pudessem formular questionamentos acerca da tema'tica em epígrafe, sendo respondidas pelos palestrantes. Em seguida foi entregue ao representante do governo do Estado cópia de projeto, por parte do prefeito Jonival Lucas e Ana Cristina, da UFRB. Logo após um saboroso almoço que mostrou a pujança da culinária local, os trabalhos foram retomados com novas palestras elaboração de propostas.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com). O Seminário foi preparado pela equipe técnica da Comissão Organizadora - Prof. Dra. Ana C. Fermino Soares, Pró-Reitora de Pesquisa (UFRB), Prof. Dr. Renato de Almeida, Pós Graduação, Ciência e Inovação (UFRB), Profa. Dra. Tatiana Ribeiro, Laboratório de Intervenção Socioambiental (UFRB), Profa. Ms. Valdíria Oliveira, Assessora para Assuntos Territoriais – Reitoria (UFRB), Eng. Eládio Bahia, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sapeaçu e Maria Luiza Salvi, Secretária de Educação de Sapeaçu.
De parabéns, portanto, a UFRB, a prefeitura de Sapeaçu pela realização do evento que trouxe à baila discussões importantes na área de manejo de resíduos, na medida em que mostrou a importância da preservação ambiental que, necessariamente, passa por todo um processo de conscientização. Não adiantariam investimentos vultosos se não fossem desenvolvidas ações de cunho educacional. Nesse contexto, pensando numa política de sustentabilidade, a participação da imprensa séria e engajada nessa premissa é de suma importância para a difusão de todo um trabalho. Fotos Antonio Mascarenhas.PUBLICAREMOS VÍDEOS, ENTREVISTAS, DEPOIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário