PÁGINAS

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

REBOB reconhece, à nível nacional, meritória participação de Yuri Pithon, de. S.A.Jesus, na luta pela preservação de recursos hídricos

Por ANTONIO MASCARENHAS
A renomada revista REBOB (http://www.rebob.org.br/), de circulação nacional, na coluna "INFORMES sobre águas do Brasil" publicou matéria produzida pela TVSAJ.COM, inerente à participação de Yuri Pithon na abertura do evento do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul, realizado no dia 22/08/14, no auditório do CETEP em Santo Antonio de Jesus-Ba, representando o comitê CBHRS, oportunidade em que ressaltou sobre a necessidade urgente da implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Salitre e da Bacia Hidrográfica do Itapicuru. Yuri Pithon comentou: “É de extrema importância a implementação dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia do Salitre, e da Bacia do Itapicuru, o semi-árido agoniza, na região do Salitre já existiram conflitos pelo uso da água onde houve mortes, é preciso ter um olhar especial para o povo do semi-árido". 
A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas. A entidade reconhece o trabalho de Yur Pithon, músico, empresário e, antes de tudo, homem preocupado com a preservação ambiental, substancialmente, com a questão de nossos recursos hídricos. E, para nós da TVSAJ também é motvo de regozijo na medda em que, também contribuímos para essa lutam em prol de nossos mananciais.
Veja a íntegra da matéria em LEIA MAIS
Yuri Pithon solicita à SEMA/INEMA implementação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias do Salitre e Itapicuru
28/08/2014
Na abertura do evento do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul realizado no dia 22/08/14, no auditório do CETEP em Santo Antonio de Jesus-Ba, Yuri Pithon, representante do comitê CBHRS, ressaltou sobre a necessidade urgente da implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Salitre e da Bacia Hidrográfica do Itapicuru. Yuri Pithon comentou: “É de extrema importância a implementação dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia do Salitre, e da Bacia do Itapicuru, o semi-árido agoniza, na região do Salitre já existiram conflitos pelo uso da água onde houve mortes, é preciso ter um olhar especial para o povo do semi-árido. 
Ontem, o conflito foi no baixo Salitre, mas, atualmente, está estabelecido no médio Salitre, na região de Ourolândia devido à quantidade de água armazenada em sua barragem (quatro milhões de m3). Ou o Estado assume de uma vez a Política Pública de Gerenciamento de Recursos Hídricos, primando pela efetivação da descentralização através dos Comitês de Bacias, implantando os Instrumentos da Lei nº 9.433/97 e a Lei Estadual de Recursos Hídricos nº 10.612/09 nos Comitês criados há sete anos e até hoje sem a implementação dos referidos Instrumentos, ou poderão acontecer mais crimes pelo conflito da água na Bacia do Salitre. Quanto ao nosso comitê, precisamos nos empenhar no sentido de trazer para este colegiado as comunidades tradicionais e quilombolas, o povo do candomblé, as marisqueiras, os pescadores, os povos indígenas.” Finalizou Yuri Pithon eleito por quatorze comitês de bacia como representante da Bahia no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.Fotos TVSAJ.Para mais informações: http://www.tvsaj.com/2014/08/yuri-pithon-solicita-semainema.html 
REBOB:
Onde foi fundada?
Após reuniões realizadas em Vitória - ES em 1994 e 1996, e em Americana - SP em 1997, a REBOB foi oficialmente fundada em Piracicaba - SP em 1º. de julho de 1998. Neste dia houve a aprovação de seu Estatuto, eleição de sua primeira diretoria e adesão formal de nove organismos de bacia, abrangendo seis estados do Brasil. O processo de registro em cartório e obtenção de reconhecimento legal foi realizado no segundo semestre de 1998.

Quais são suas finalidades?
São finalidades da REBOB:
- Representar, em nível nacional e internacional, seus membros em assuntos de interesse comum;
- Realizar reuniões e eventos que permitam a difusão e a troca de experiências entre seus membros;
- Desenvolver serviços e atividades de interesse comum de seus membros;
- Apoiar a implantação da cobrança pelo uso das águas e criação de sistema descentralizado de gestão dos recursos hídricos.
Qual sua área de atuação?

A REBOB atua em todo o território nacional, respeitando as autonomias de cada um de seus membros.
Forma de trabalho
A REBOB organizou uma agenda de trabalhos e definiu sua forma de atuação. Os Programas e Projetos serão organizados para todos os membros ou parte deles, conforme as necessidades. As formas de arrecadação de recursos, convênios e parcerias, bem como o sistema de administração de projetos, são definidos em assembléia.
Rede Internacional de Organismos de Bacia - RIOB
A REBOB é, também, membro da Rede Internacional de Organismos de Bacia – RIOB, com participação, inclusive, do Comitê de Ligação dessa entidade.Quem pode ser membro e participar?

As instituições que queiram se tornar membros efetivos da REBOB necessitam ser regionais e de bacia hidrográfica, possuir personalidade jurídica e ter autonomia técnica, administrativa e financeira. Os Comitês de Bacias e outras instituições semelhantes poderão participar como sócios colaboradores, gozando dos mesmos direitos dos membros efetivos, desde que aprovem e estejam empenhados em criar, para a bacia, uma entidade com personalidade jurídica (Agência de Água ou de Bacia, Associação de Usuários, Consórcio / Associação Intermunicipal).

Como se associar?
Para se associar, o Organismo interessado deverá encaminhar uma solicitação à Secretaria Executiva da REBOB e firmar um Termo de Adesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário