PÁGINAS

terça-feira, 11 de novembro de 2014

NAZARÉ DAS FARINHAS: município comemora 165 anos de emancipação política

Por ANTONIO MASCARENHAS 
Realizadas na manhã dessa segunda-feira, em Nazaré das Farinhas-BA, cerimônias inerentes às comemorações aos 165 anos de emancipação política do município. E tiveram início com uma missa em ação de graças proferida pelo padre Valmiro na Igreja Matriz, situada no centro da cidade. E, na oportunidade, marcaram presenças, entre os fieis,  o prefeito Milton Rabelo “Miltinho”, a 1ª dama e Secretária de  Ação Social Eudes Mascarenhas, a vice-prefeita Jandira Barbosa, os Secretários Municipais Aguinaldo Oliveira (Finanças), Almir Reis (Saúde), Zélio Costa (Infraestrutura), Antonio Brito (Agricultura e Meio Ambiente), José Carlos (Administração); os vereadores Jandira Barbosa (Presidente da Câmara), Dau, Nagib e Manoel. 
A cerimônia litúrgica especial teve por escopo agradecer a Deus pelas conquistas após mais um ano de gestão da atual administração municipal. Além dos cânticos e todo o ritual da tradicional cerimônia, o padre enfatizou a importância da congregação entre os poderes executivo e legislativo para o alcance de objetivos em busca do desenvolvimento. No decorrer da homilia os representantes dos poderes em epigrafe adentraram ao recinto portando a bandeira do município assim como fizeram oferendas. A cantora e poetisa Sandreane Sales proferiu uma poesia de sua autoria, em homenagem ao município.
Terminada a missa, foi iniciada a sessão especial da Câmara de Vereadores, sob o comando da presidente da egrégia casa, Anita Brito que, ao lado dos vereadores Jorgina, Nagib, Dau, Edson da Ladeira Grande, João Paulo, Memeu, Eval, Élton, Sérgio, receberam o chefe do executivo, a primeira dama e os secretários municipais que se fizeram presentes na missa, além dos secretários Ana Luíza (Educação),  os deputados federais João Bacelar e Bebeto Galvão, o pároco Almiro, o delegado Marcos Jorge Maia, pastores e representantes de igrejas evangélicas e de outros segmentos da sociedade local. Além do assessoramento de Jacson Costa, apresentação musical da dupla Andressa Dias/Agenêncio Barbosa, o evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Rogério Sales e a presidente da casa legislativa.
Na sessão especial em apreço , logo após a composição da mesa, a presidente da casa, Anita Brito procedeu a abertura oficial do evento para, em seguida, autorizar a  entrega de  títulos de cidadão nazareno às seguintes personalidades: JORGE CUNHA SOUZA (pelo vereador Nagib), LUCIANA RODRIGUES DOS SANTOS (pelo vereador Gildásio),BENEDITO RIBEIRO COSTA ( pelo vereador Manoel da Paixão), ANTONIO MARCOS OLIVEIRA (pelo vereador Élton Guedes); LÚCIO FLAVIO SOUZA CAMPOS, ERONILDES JOSÉ DE SANTANA, MITÔNIO PIMENTEL MAIA, FÁBIO MARTINEZ FERNANDES (pela vereadora Jorgina).   
 
A maioria dos homenageados fizeram uso da palavra, externando agradecimentos. O pastor Lúcio Flavio, por sua vez, quebrou o cerimonial ao reunir membros de sua igreja e, ao lado dos componentes da mesa e  convidados, para participarem de uma oração. Os deputados federais João Bacelar e Bebeto Galvão, também fizeram rápidos pronunciamentos, destacando a importância das comemorações e, aproveitando o ensejo, ratificando promessas de campanha de  que tudo farão para representarem, a contento, o município de Nazaré junto ao congresso nacional.

Terminada a sessão na Câmara,  os representantes dos poderes públicos se dirigiram ao palanque armado em frente ao paço municipal para assistirem ao desfile de algumas escolas municipais e particulares, bem como  fanfarras, ao lado de representantes de diversos segmentos da sociedade local. Em que pese, nesse ano, o desfile ter sido reduzido em número de entidades participantes, as que se apresentaram encheram de satisfação aqueles que compareceram .De parabéns, portanto, a administração municipal por continuar lutando para o desenvolvimento de Nazaré da Farinhas. Um município rico de tradições e que se orgulha da capacidade de sua gente, seja no plano intelectual, seja no que concerne à hospitalidade.Fotos Antonio Mascarenhas. 
Fotos da Missa em ação de graças e da Sessão Especial da Câmara

Fotos do Desfile Cívico
PUBLICAREMOS VÍDEOS E ENTREVISTAS NO DECORRER DA SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário