PÁGINAS

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente leva Projeto de Extensão Ambiental ao Conjunto Residencial Zilda Arns‏


A Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente de Santo Antônio de Jesus, promoveu uma reunião com representantes da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Zilda Arns, Bairro do Cajueiro, tendo por objetivo a implantação do “Projeto de Extensão Ambiental”. Presentes na oportunidade, representantes da Associação de Moradores, Nilson Santana (Diretor de Agricultura e Meio Ambiente), Bruno Fonseca (agrônomo), Átila, Claudia e Kaliandra (estagiários) e Renilton e Creuza (articulador e tesoureira, respectivamente, da ACRB-Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Recôncavo Baiano).

Iniciando os trabalhos, a presidente da Associação, Eliana Rocha, após recepcionar os convidados, falou sobre a importância da coleta seletiva. Nilson Oliveira, fazendo uso da palavra, procedeu à apresentação inicial do projeto, aproveitando o ensejo para apresentar a equipe da Secretaria que irá conduzi-lo. Claudia discorreu sobre as etapas do Projeto, sobre extensão rural e urbana e educação ambiental, arborização, jardinagem e horta vertical, na área urbana. Átila e Renilton enfocaram a importância da reciclagem do lixo e implantação da coleta seletiva.



Kaliandra falou sobre compostagem e uso do adubo orgânico nas hortas e sobre a importância dos “Três R’s” (reduzir, reutilizar e reciclar).
O agrônomo Bruno Fônseca, por sua vez, exemplificou questões relacionadas à agroecologia, coleta seletiva, arborização e formação de hortas, importantes para a comunidade.

Os representantes locais questionaram sobre as necessidades de que o projeto abranja um trabalho de conscientização para as crianças (filhos dos moradores) no intuito de preservar os equipamentos da coleta seletiva (baldes), as hortas comunitárias (verticais ou convencionais) e as árvores que serão plantadas.

Os demais membros da comunidade demonstraram interesse em participar da proposta, prometendo colaborar em todos os sentidos, externando ansiedade pelo início das atividades propostas. (Gelly Sampaio ASCOM/PMSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário