PÁGINAS

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A marcante trajetória da versátil cantora santantoniense ANDREA NERY

Baiana, da cidade de Santo Antônio de Jesus e dona de uma voz marcante, Andrea Nery tem sua trajetória dividida entre a Bahia e o Espírito Santo, onde morou por 15 anos, onde consolidou sua carreira, levando aos palcos e trios elétricos da região sudeste a contagiante magia da música baiana. E considerada por empresários, fãs e mídia como a melhor Cantora e Puxadora de trio elétrico da região.Com algumas participações especiais que marcaram sua carreira ela destaca entre muitas quando cantou com IVETE SANGALO num dos maiores carnavais fora de época do Brasil o VITAL ( micareta de Vitória – ES) para mais de 60 mil pessoas ; o emocionante dueto com TATAU (ARAKETU) e ainda participação no DVD de LOALWA BRAZ ex-líder do GRUPO KAOMA de sucesso internacional com o Hit " CHORANDO SE FOI".
Em 2009, grava seu primeiro CD solo intitulado ANDREA NERY, NEGONA DE FERRO, onde retrata toda energia transmitida nos palcos e nos trios elétricos. EM 2013, volta à Bahia onde teve seu talento reconhecido por vários artistas como o grande NELSON RUFINO, que à apadrinhou musicalmente, despertando nela o interesse pelo samba e suas vertentes. Também ARMANDINHO MACEDO, JOTA VELOSO, GERÔNIMO,MAGARY LORD,MARGARETH MENEZES,FIRMINO DE ITAPUA,RAIMUNDO SODRÉ,CORTEJO AFRO,TATAU..


Com todos esses cantou e encantou. E ainda o marcante dueto com GILBERTO GIL no pelourinho ,onde cantou "QUE BLOCO É ESSE " em homenagem a PAULINHO CAMAFEU, dentre outros artistas. Ainda em 2013, grava seu segundo álbum intitulado;" ANDREA NERY A FESTA " gravado .em Salvador, com participações de TATAU,RAIMUNDO SODRÉ, E BITGABOUT (CANDEAL) ANDREA NERY é um show á parte, devido a sua simplicidade, carisma, versatilidade e bom humor. Que faz com que ela seja reverenciada por seus fãs ,amigos e todos que dela se aproxima, irradiando um sorriso musicalmente contagiante. Em 2014, ela lança um Projeto “ Andrea Nery Canta: Sama e Suas Vertentes.”

Como tudo começou na Bahia e não no Rio de Janeiro. De Salvador, veio para o bairro carioca Catumbi a negra Hilária, yalorixá do candomblé, mestra dos quitutes e dos benzimentos. No Rio, virou Tia Ciata, onde recebia em suas sessões os músicos da época, na virada dos Séculos XIX para XX. Ali se reuniam em sarais, Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana), Caninha (José Luís Morais), Sinhô (José Barbosa da Silva) e Donga (Ernesto dos Santos), além de outras personalidades que faziam percussão, enquanto Tia Ciata ensinava os presentes a dançar o “miudinho”. Também nascia ali o Partido Alto, onde a própria dona da casa respondia em versos a cantoria da rapaziada. Nessa modalidade, os músicos fazem improvisos, enquanto os demais batem na palma da mão. Tudo regado a muita bebida e comida.

O batuque africano foi a origem, na percussão dos ogans durante os rituais, sempre acompanhado por palmas. Nas danças rurais acabou sendo incorporado por outras regiões, passando a ser o “Xiba” no Rio de Janeiro, “Fandango” no Rio Grande do Sul e “Cateretê, em Minas Gerais. Hoje existem variações do samba por todo o Brasil, como o Chulado no Sul, Raiado no Nordeste, Samba de Roda na Bahia, entre outros tantos derivados do ritmo. O Projeto visa, valorizar e levar para o publico de Santo Antônio de Jesus e Região o Samba de qualidade, proporcionando um Show Contagiante, envolvente e com uma performance desta artista, no momento de amor pela arte de cantar. E o lançamento deste do “ Samba e Suas Vertentes será: Dia 25 de outubro (sábado), no Botequim Original, a partir das 19h em Santo Antônio de Jesus– BA.
Contatos:
Prestigio Produções:
Negah Juh: 75 8109 1403 /75 8882 2563

Jhuvenal Lima: 75 8805 0101/8141 0101

Nenhum comentário:

Postar um comentário