PÁGINAS

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Jorge Portugal aquece as turbinas para nova jornada educacional


Por ANTONIO MASCARENHAS

O professor Jorge Portugal foi, indubitavelmente, o precursor de um trabalho sem precedentes na educação no Estado da Bahia e, quiçá, do Brasil, ao idealizar e colocar em prática o "Projeto Professor na Estrada" que, utilizando-se de uma logística audiovisual, percorreu diversos rincões da Bahia, ministrando, ao lado de sua equipe, aulas interativas, motivadoras e, mais que isso, intumescidas de alta dosagem de humor. 
Tirar a escola das quatro paredes é, no mínimo, estar quebrando paradigmas. E quando a escola torna-se mutante (sobre um caminhão), é que cortinas são, inexoravelmente, desfraldadas em torno de um trabalho destituído de conteúdos, diríamos, "enlatados". Âncora do programa "Aprovados",veiculado através da TV Bahia, ele procurou, desde o início, fazer com que estudantes do interior e da capital "falassem a mesma língua" na área acadêmica, contribuindo, assim, para que "casulos educacionais" fossem rompidos em prol de uma educação de qualidade, genuinamente extensiva a todos. 
Além desse trabalho, Jorge tem sido constantemente convidado por secretarias municipais de educação para ministrar palestras motivadoras, em aberturas de jornadas pedagógicas e  em outros eventos, de conformidade com os eixos temáticos escolhidos. Versátil, ele, literalmente, "dança" de conformidade com a música. Em conversa conosco, por telefone,  ele garante que continuará nessa missão e que novos projetos já estão sendo maturados. Fotos Antonio Mascarenhas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário