PÁGINAS

sábado, 23 de agosto de 2014

INEMA realizou oficina para Elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizado, na manhã dessa sexta-feira, 22, no  CETEP, em Santo Antonio de Jesus, a oficina para elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul, num evento que, no bojo de sua programação, além da recepção, além do  credenciamento e abertura com pronunciamentos sobre os objetivos desse importante encontro, procedeu  exposição sobre política de gerenciamento de recursos hídricos e instrumentos de gestão, especialmente os Planos das Bacias Hidrográficas e as propostas de enquadramento dos Corpos D'água de Classes de Uso. Nos pronunciamentos, os componentes da mesa ressaltaram a importância do fórum e a necessidade da sociedade, cada vez mais estar se debruçando sobre a questão da preservação ambiental  e que, passa necessariamente, pela salvação de nossos mananciais hídricos.
Em seguida foi feita apresentação dos principais problemas diagnosticados, inerentes aos recursos hídricos, apontados pelos entrevistados das instituições públicas, organizações da sociedade civil e usuários de águas. Logo após, foi servido um lanche, precedendo a realização das atividades desenvolvidas em três grupos distintos, a partir dos eixos temáticos  definidos. Posteriormente, já em plenária, foram apresentados, por parte dos grupos constituídos, as propostas  que surgiram. À luz das discussões, as propostas foram sistematizadas para encaminhamento. 

Marcaram presenças nesse encontro  José George (INEMA), Yuri Piton (Comitê de Bacias), José Carlos Toneto (Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente em S.A.Jesus), constituindo a mesa, Cristina Casalli (consultora), bem como Secretários Municipais, representantes da sociedade civil e usuários deste e de outros municípios, a exemplo de Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa, Cruz das Almas, Jaguaripe, Itaparica, Laje, Vera Cruz, Nazaré, Elísio medrado, Tancredo Neves, Milagres e São Felipe e, dentre esses nomes, os Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Dom Macedo Costa (Sidney Araujo), 
Dinho Coni (Conceição do Almeida); Professor Emílio (Vice-prefeito de Itaparica, ao lado de sua esposa  Urânia); Ana Cristina (representante da CONDER); Peixe, Laiana Vieira e Suzi (GANA), representantes da Sec. de Agricultura de S.A.Jesus, representantes da COOPTRES (Cooperativa de Trabalho dos resíduos Sólidos de vera Cruz). De parabéns, portanto, o INEMA por essa iniciativa, as administrações municipais e a entidades que estão arregaçando as mangas nessa luta que não é apenas do poder público mais, necessariamente, de toda sociedade, na medida em que, longe do imediatismo, tem que pensar, também, nas gerações vindouras. Fotos Antonio Mascarenhas. 
Fotos Antonio Mascarenhas, www.tvsaj.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário