PÁGINAS

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Guarda-vidas removem baleia encalhada de praia do Rio

Baleia encalhada é retirada da Praia da Macumba, no Rio (Foto: Lívia Torres/G1)A baleia encontrada morta na Praia da Macumba, no Recreio, Zona Oeste do Rio, começou a ser retirada do local nesta segunda-feira (11) por volta de 16h, com alguma dificuldade da equipe. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a operação conjunta envolve os serviços de emergência da Defesa Civil e da Comlurb. O corpo do mamífero, que seguirá para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR Rio), foi encontrado no sábado (9).
Estão envolvidos na operação na tarde desta segunda-feira dois tratores e um guindaste. De acordo com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio, a baleia pesa de 20 a 30 toneladas. O local foi isolado para evitar contato de banhistas com o animal, já em estado de decomposição. O animal, de cerca de 12 metros, tem entre 10 e 12 anos, segundo os pesquisadores. Por volta das 19h, o mamífero foi içado por um Carvalhão e colocado em um caminhão baú, que empinou com o peso do animal.
Migração comum 
O biólogo Rafael Carvalho, do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica que é comum que jubartes encalhem nessa época do ano. O inverno, segundo ele, é o período do ano em que a espécie sobe de águas perto da região da Antártica em direção ao litoral do Brasil, em especial a Bahia. De acordo com Rafael, biólogos do laboratório estiveram no local de sábado, mas o animal já estava morto.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário