PÁGINAS

domingo, 17 de agosto de 2014

Casal de SC inicia viagem de 900 dias por 50 países a bordo de um carro

Roy e Michelle embarcou neste domingo rumo à segunda viagem (Foto: Roy Rudnick/Arquivo Pessoal)O prazer de desvendar o desconhecido é o que move um casal de namorados de São bento do Sul, no Norte catarinense. Roy Rudnick e Michelle Weiss começaram neste domingo sua segunda expedição pelo mundo a bordo de um carro. Depois de um ano e meio de preparação, eles iniciaram uma viagem de 900 dias – quase três anos – por 50 países. No destino, lugares remotos próximos do Pólo Norte, onde a temperatura pode chegar a -50ºC, segundo os viajantes.
Roy afirma que o “sonho de viajar o mundo” foi construído ao longo de anos, com a experiência adquirida em viagens pelo Brasil e América do Sul. “Um dia, num encontro com amigos aventureiros, ouvi pela primeira vez a expressão ‘Volta ao Mundo’ e desde então, não saiu mais de minha cabeça até o dia em que tomei a decisão de partir. Viajar de carro é algo muito bom, pois te dá muita liberdade”, explica.
O casal viaja a bordo de um 4x4 adaptado. É um pequeno motorhome com seis metros quadrados e toda a infraestrutura necessária para a viagem. Na segunda expedição, foi tomado cuidado especial para garantir o aquecimento dentro do veículo.

Veículo usado na primeira expedição foi trocado e adaptado (Foto: Roy Rudnick/Arquivo Pessoal)
Foi um ano e meio de trabalho para pesquisa e desenvolvimento da nova carcaça do veículo. Ela é composta por fibra de vidro, resina e espuma de PVC, que formam um material chamado de “composite”, bastante resistente e que protege do frio. “Temos toda infraestrutura para parar em qualquer lugar para passar a noite. É como se levássemos nossa casa em nossa mochila”.
No caminho, além do frio e novas culturas, eles esperam encontrar a Aurora Boreal, fenômeno que ocorre nas regiões polares da Terra gerado pelo contato do vento solar com o campo magnético do planeta, um dos sonhos do casal. Para isso, Roy e Michelle irão até quase o Pólo Norte, na região de Oymyakon, que fica no Leste da Sibéria.
Roy conta que, de São Bento do Sul, eles seguirão rumo ao Norte, passando pelas Américas do Sul, Central e Norte. Neste último ponto, o carro será despachado para a China, onde o casal embarcará novamente em direção à Mongólia e ao Leste da Rússia. Depois, passarão por países da Ásia Central e Leste Europeu. Por fim, eles passarão pela Escandinávia e Europa, para então voltar para casa.
Primeira viagem
Em fevereiro de 2007, Roy Rudnick e Michelle Weiss começaram uma viagem por 60 países. Na primeira viagem, eles enfrentaram temperaturas de até 50ºC no deserto do Saara. Até dezembro de 2009, quando retornaram para São Bento do Sul, eles passaram 1033 dias na estrada e atravessaram cinco continentes.
Foram 17 mil litros de óleo diesel usados para percorrer 160 mil quilômetros. Aventura contada em livro que já está em sua quinta edição. O valor arrecadado com a venda ajudou a custear a segunda viagem.
Com as fotos e memórias coletadas nos próximos dois anos e meio, Roy espera fazer também um documentário. “Além de estar realizando nossos sonhos, queremos gerar muito conteúdo, tanto em fotos, vídeos e histórias. Para a segunda, queremos também fazer um pequeno documentário, mais um livro descritivo e uma coleção de livros de fotos”, conclui o aventureiro catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário