PÁGINAS

domingo, 6 de julho de 2014

CONSUELO e GEORGE. fotógrafos santantonienses, mostram que a criatividade é tão importante quanto a utilização do Iso, abertura, velocidade, profundidade de campo e equipamentos de qualidade

 Por ANTONIO MASCARENHAS

A alma da fotografia, além de, evidentemente, ser produzida por um equipamento de qualidade, com enquadramento adequado, preocupação com o fundo, escolha da temática, etc,é, indubitavelmente, o uso da luminosidade. O que adianta ao "fotógrafo" dispor de um equipamento de qualidade se não souber utilizar, a contento, todo um espectro de alternativas propiciadas pelo equipamento?!. O uso correto da abertura, do Iso, velocidade e flash (ou não) e equipamentos de qualidade são fundamentais para que determinado trabalho possa alcançar o resultado pretendido.

Todavia, tão importante quanto esses atributos tecnológicos é a criatividade, esboçada com bons enquadramentos, escolha de fundos, etc.  Há "profissionais" que só trabalham na "automático", não sabendo que essa opção só pode ser usada em determinadas situações, principalmente, quando a iluminação é uniforme para o fundo e primeiro plano. Por conta desse alheamento, é natural que muitos "profissionais" não conheçam nada sobre "profundidade de campo" e outras nuances da verdadeira fotografia. Consubstanciados nesse contexto, é oportuno dizer que "bater foto" é fácil, principalmente hoje com a disseminação  de maquininhas digitais. Por outro lado, trabalho de qualidade só pode ser alcançado por aqueles que, literalmente, conheçam do "riscado"
CONSUELO e GEORGE
Não se inserem no rol desses "profissionais", naturalmente, os fotógrafos CONSUELO e GEORGE. Eles que, em Santo Antonio de Jesus e região, realizam um grande trabalho na cobertura de casamentos, aniversários. Sempre primando pela qualidade nos trabalhos realizados, utilizam-se de equipamentos de ponta, todavia, sabem, de cátedra, utilizar-se de todas as técnicas fotográficas e, o que 
e mais importante, procuram "dar vida" as fotografias.. Eles que, nesse sábado, 05, fizeram a cobertura do enlace matrimonial de Renildo e Luciene, na comunidade de Santa Madalena, nesse município.  
SAIBA UM POUCO SOBRE A FOTO 1: Consuelo e George  estavam merendando. Cheguei a sua mesa e tirei algumas fotografias. Na foto 1, por exemplo, utilizamos abertura f5,velocidade 1/60, Iso 1250, sem uso do flash, todavia, com uso de holofote led. O que pretendíamos (e alcançamos) com isso?) Dar ênfase, apenas, ao rosto (e sua expressão), imerso na penumbra produzida pelo não uso do flash.  E nada disso foi treinado. Ainda não havíamos trabalho, juntos,em eventos. Ou seja, quando ela apontou o holofote para o rosto, logo deduzi o que queria. Não sou fotógrafo profissional tal qual eles, por outro lado, também "manjo", algumas dessas técnicas e, modéstia à parte, de um pouco sensibilidade. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário