PÁGINAS

terça-feira, 24 de junho de 2014

Requinte na decoração junina, entrega de praça restilizada e grandes apresentações musicais: diferencial propiciado pela admimistração de BREJÕES

  Por ANTONIO MASCARENHAS
O São João é um evento cultural realizado em todo país, todavia, não com a mesma pujança como o é no norte e nordeste. Infelizmente, principalmente nos grande centros, por conta de interesses pecuniários, paulatinamente, os festejos foram descaracterizados ao se dar espaço, cada vez mais, às apresentações de grandes bandas.  Bandas que, na verdade, não executam, em suas performances, músicas  tipicamente juninas. Por conta de todo um "lobby" de gravadoras e produtores de eventos, elas acabaram se disseminando em todo o país, desvirtuando, por conseguinte, a verdadeira essência dessa vertente cultural. 
Em que pese todo esse apelo (e é forte), a administração municipal tem, dentro do possível, prestigiado os valores artísticos locais, inserindo bandas na grade de apresentações juninas na cidade de Brejões e no Km 100. Mas o que também chama a atenção em brejões é todo um cuidado da administração para que a tradição junina possa ser mantida e, para tanto, cuidados especiais para com a  limpeza  pública, a decoração do circuito de festas, tanto na sede como no Km 100. 
Barracas confeccionadas artesanalmente, decoração mostrado a forte relação do município com a produção agrícola (pecuária e agricultura). Município que já esteve no auge da produção cafeeira. Esse olhar diferenciado é que faz a diferença. Um municípiio pequeno mas que se torna grande quando se leva em conta que os anseios da população, paulatinamente, estão sendo atendidos à luz de uma atuação comprometida da atual administração. Lógico que muita coisa ainda precisa ser feita mas que passos estão sendo dados nessa direção. A administração recebeu no último dia 20 a praça totalmente requalificada, com fonte luminosa, rampas para deficientes físicos, quiosques, banheiro público, banquinhos, iluminação de alta qualidade, propiciando, assim, aos munícipes, um ambiente de sociabilidade, com conforto e segurança. Cabe ao poder público sua manutenção mas, principalemtne, à população, mantê-la. Fotos Antonio mascarenhas (www.tvsaj.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário