quarta-feira, 14 de maio de 2014

Robinson Almeida e Vereador Uberdan Cardoso promoveram debates com segmentos da sociedade santantoniense

Por ANTONIO MASCARENHAS 
O salão de eventos do Hotel parati, centro, em Santo Antonio de Jesus, foi o local escolhido para que, na noite dessa terça-feira, 13, fosse promovido encontro de representantes da sociedade local e de municípios vizinhos para a realização de palestras e debates inerentes às possibilidades de desenvolvimentos de Santo Antonio de Jesus e região. 
Dentre as personalidades presentes, além dos palestrantes Robinson Almeida (ex-secretário de Comunicações do Estado) e Uberdan Cardoso (vereador pelo PT), Luiz Favero (Diretor da UFRB), Fernando Chagas (Andaiá FM), José Carlos toneto (Sec. de Agricultura, Com. Ind. e Meio Ambiente de S.A.Jesus), Melentino Tedesco (empresário, Restaurante Tedesco), Gilmar Dourado (EBDA), Leonan (empresário em Nazaré das Farinhas),Antonio (COOPASA), bem como Dr. Euvaldo Rosa e Álvaro Bessa (ex-prefeitos do município) e Everaldo Júnior  (Diretor da IV DIRES); vereadores Délcio Mascarenhas e Luiz do Alto; Drs. Artur Gonzalez e José Roberto, Cloves Ezequiel (Diretor da DIREC IV), Koke Machado,  Zenilton Conceição e Ailton Santos (Diretor do SIndicato dos Comerciários, e ex-vereador, no evento, atuando como mestre de cerimônia), Zé Fernando (ex-vereador), Neto Fama, Manoel Missionário e tantas outras personalidades.
Robinson Almeida, em sua apresentação, discorreu sobre perspectivas desenvolvimentistas para a Bahia a curto e médio prazos e, em especial, para  S.A.Jesus e região. Segundo ele é imperativo que municípios da região possam trilhar em torno dessa nossa faceta econômica que está por se desfraldar, principalmente, com a construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Uberdan, por sua vez, traçou uma trajetória sobre o desenvolvimento no país, na Bahia e em S.A.Jesus. Destacou os vetores desenvolvimentistas disponíveis em S.A.Jesus. Enfatizou a importância da elaboração do PDDM e a tarefa de se deixar para as futuras gerações um município mais sustentável. Luiz Favero, Diretor da UFRB  enfatizo que é grande o desafio de se transformar investimentos em prol da redução da desigualdade social. Dr. Everaldo Júnior (IV DIRES), enfocou a problemática da saúde no município, todavia elencando ações desenvolvidas pelo governo do Estado, o papel da Santa Casa e a necessidade de busca de soluções. Zenilton Conceição (militante petista) citou ações do governo do estado, no que concerne à descentralização de investimentos alem da capital.Antonio (COOPASA), discorreu sobre a atuação dessa cooperativa no município. Toneto (Secretário de Agricultura, Com. Ind. e Meio Ambiente, em S.A.Jesus, bateu na tecla de que o município tem que pensar de forma macroeconômica e que o PDDN insere-se nesse contexto. Euvaldo Rosa (ex-prefeito) destacou mudanças no seio da politica com a inserção de novos nomes como Robinson Almeida e que o desenvolvimento da sociedade passa por discussões que deem espaço ao exercício da cidadania. Renato Rocha (Território do Recôncavo) parabenizou o evento e pediu que em todas as discussões que tratem de desenvolvimento regional, incluam municípios vizinhos. Gildásio Cavalcanti (Infosaj) também enfatizou que não se pode falar em desenvolvimento sem dar ênfase ao desenvolvimento regional. Hernani Mercês (ex-Secretário de Cultura de S.A.Jesus), destacou a importância de discussões que brotem das camadas sociais. Dr. Artur Gonzalez (empresário, Incar) também realçou a importância da inserção de jovens na política, destacando e pedindo apoio a Robinson almeida,e sua postulação a Deputado Federal. Gilmar Dourado (chefe de escritório da EBDA), falou sobre a atuação da entidade no município e o somatório de esforços, em busca de parcerias em prol do atendimento ao produtor rural, em que pese dificuldades reinantes. Melentino Tedesco (empresário) trouxe à baila a importância da diversificação da cultura e necessidade de recuperação dos recursos hídricos. Produzimos pouco, segundo ele. Robson (filo de Cloves Ezequiel) falou sobre a importância de mais apoio aos jovens estudantes no município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário