PÁGINAS

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Inaugurado, SAMU já atende população em Sapeaçu


O município de Sapeaçu passa a contar com um importante benefício para a saúde pública. No último sábado (26) o prefeito Jonival Lucas e o Secretário Municipal de Saúde, Raul Molina inauguraram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).A partir de agora os serviços de urgência e emergência de resgate poderão ser solicitados através do número 192. O serviço irá funcionar em um prédio no Parque das Mangueiras, ao lado do Hospital Municipal de Sapeaçu.O prefeito Jonival Lucas disse que o SAMU é um dos passos para os avanços da saúde local. Para ele, o procedimento realizado irá ajudar o atendimento no Hospital Municipal e região, uma vez que os primeiros procedimentos serão executados pelos profissionais do Serviço Móvel, que será composto por: condutores socorristas, técnicos em enfermagem e um Coordenador Enfermeiro.
O Coordenador Enfermeiro da SAMU, Jackson Costa, entusiasmado com o novo serviço, disse que a base descentralizada será um grande reforço para os atendimentos de urgência e emergência de Sapeaçu e região. “Essa triagem e o acionamento do serviço ficarão a cargo da central reguladora de chamadas, em Santo Antônio de Jesus, que mobilizará o mais próximo, o serviço mais adequado ou mesmo um ou outro em auxílio”, declarou o Coordenador.
COMO FUNCIONA O SERVIÇO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 
Programa de Rastreamento do Câncer de Mama fará mais de 1.000 exames em Sapeaçu.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Com o objetivo de alertar a população para a prevenção e detecção precoce da doença, está em Sapeaçu uma unidade móvel composta por dois mamógrafos e técnicas, para realizarem exames de Rastreamento do Câncer de Mama em mais de 1.000 mulheres sapeaçuenses, com idades entre 50 e 69 anos.
O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama-Estratégia Itinerante, que é a realização de mamografias bilaterais, teve início na terça-feira (29/04), no Mercado Municipal e irá até quarta-feira (08/05), com atendimentos diários de 140 mulheres, sendo 70 pela manhã, das 7 às 12 horas, e 70 no período da tarde, das 14 às 17 horas. O programa está sendo realizado na cidade através do Governo do Estado da Bahia em parceria da prefeitura de Sapeaçu e a Secretaria de Saúde do Município.
Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia no próprio município.
“Durante toda esta semana, as mulheres com idades entre 50 a 69 anos farão exames gratuitos de mamografias no caminhão devidamente equipado e, se for detectada suspeita da doença, a pessoa será encaminhada para fazer exames mais específicos. Se realmente for constatado a doença, essa pessoa será encaminhada para tratamento, tudo via Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Jane Glaucia, Diretora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
ASCOM SAPEAÇU, Drica Dicastro, Jornalista / DRT-BA 3693, Assessoria de Comunicação - ASCOM 




Nenhum comentário:

Postar um comentário