PÁGINAS

terça-feira, 27 de maio de 2014

CRUZ DAS ALMAS: boletim elenca ações das Secretarias de Educação e Saúde

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A UFRB PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA COLEGIADO ESCOLAR

Na manhã desta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação em parceria como Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL/UFRB, de Cachoeira, realizam uma oficina para o Colegiado Escolar, empossado na manhã da última segunda-feira, no auditório da Biblioteca Municipal.
O evento “Pensando a educação pública no Recôncavo”, debate problemáticas referentes à Escola versus Família. 
A diretora de Departamento Pedagógico, Marli Fonseca, falou um pouco sobre o evento de capacitação para os membros do Colegiado Escolar. “Este evento é uma parceria da Secretaria de Educação com a UFRB. A UFRB fez uma pesquisa com o tema: “Bolsa Família e a influência na escolarização”, nas escolas do município, em 2012. Hoje, eles estão aqui trazendo estas respostas, e achamos importante levar essa discussão da Escola versus Família para o Colegiado Escolar que está sendo implantado agora”, declarou.
O encontro teve palestras e resultado das oficinas pela manhã. Na parte da tarde acontecerão oficinas. O evento terá prolongamento nesta quarta-feira (28). Confira a programação abaixo:

28/05 – Quarta-feira
 09h às 12h – Palestras Escola e Família
09h às 09:40 – Abertura
09:40 às 10:10 – Família e Escola: uma reflexão a partir da produção acadêmica na França e no Brasil. Profª. Maria Inês Caetano Ferreira (UFRB)
10:10 às 10:40 – Aos pais responsáveis. A negação da relação famílias contemporâneas e a escola: algumas escutas. Profª. Edna Bittelbrunn (UNEB- Campus CEDC-1)
10:40 às 11:20 – Expectativas e Estratégias que favorecem a longevidade escolar para as famílias de baixa renda: um estudo em Santo amaro da Purificação. Pesquisadora Iasmini Souza (UFRB)
11:20 às 11:55 – Debate
11:55 às 12h – Encerramento

Oficinas 14 às 17h              

14h às 14:10 – Cumprimentos, explicação sobre atividades, objetivos do dia
14:10 às 14:50 – Atividades em grupo
14:50 às 15:15 – Apresentação dos casos
15:15 às 15:25 – Debate sobre estudo de casos com público
15:30 às 16h – Atividade Desenho coletivo do grupo
16h às 16:30 – debate de todos os grupos sobre todos os desenhos, por todos os grupos.
16:30 às 16:45 – Avaliação da oficina
16:45 às 17h – Finalização dos trabalhos (sem sugestão)

REFORMAS DE UNIDADES DE SAÚDE BENEFICIARÁ MAIS DE 7 MIL PESSOAS


Está em fase final os procedimentos para encaminhar as reformas e ampliação das Unidades de Saúde do Araçá e Pumba, conforme anunciado anteriormente pelo secretário de saúde, André Eloy. As obras terão um investimento de R$ 178.040,97 para reforma da Unidade do Araçá e R$ 145.653,24 para ampliação da Unidade da Pumba.

Com espaços mais amplos e modernos, dentro dos padrões do Ministério da Saúde, o processo de reformas e ampliação de unidades beneficiará aproximadamente 7 mil pessoas cadastradas no Programa Saúde da Família (PSF) de várias comunidades. Após essas reformas as Unidades irão proporcionar conforto e melhoria no atendimento à população cruzalmense.

Após essas melhorias as unidades estarão em condições adequadas para atendimento e acessibilidade. Nos próximos dias será realizada a licitação para contratação da empresa que irá realizar a obra.

Vale lembrar que todas as unidades de saúde funcionam diariamente para garantir os serviços de promoção de saúde, prevenção de doenças, ações de assistência e recuperação da saúde com consultas médicas, consultas de enfermagem, ações educativas, exames laboratoriais, curativos, preventivo de câncer de colo e de mama, imunização e atendimento odontológico.

Na expectativa para iniciar as obras, André Eloy ressalta a importância do PSF, “essas unidades são o equipamento de saúde pública mais próxima ao cidadão, esse contato diário permite o aumento da resolutividade dos problemas do usuário, além do mais é através do atendimento na unidade que identificamos as pessoas que precisam de suporte assistencial para especialistas no Ambulatório Municipal”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário