PÁGINAS

sábado, 26 de abril de 2014

Rastreamento do Câncer de Mama será iniciado em Sapeaçu nesta terça-feira na Praça da Bandeira


A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou na tarde desta sexta-feira (25) na Câmara de Vereadores uma reunião para apresentar aos profissionais de saúde e demais áreas o programa, com palestra de conscientização e prevenção à doença.
O Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante – irá realizar mamografias para as sapeaçuenses a partir desta terça-feira (29/04) até quarta-feira (08/05), em Sapeaçu. Uma Unidade Móvel totalmente equipada de aparelhos de última geração estará estacionada na Praça da Bandeira, ao lado da prefeitura.
A previsão é que, até o dia 08 de maio, sejam atendidas no município, 1.039 mulheres, sendo realizadas 140 mamografias por dia, divididas em dois turnos.
O público alvo é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pelo câncer de mama, mama virgem (nunca ter realizado nenhum procedimento evasivo, como punção e cirurgias, última mamografia com mais de 1 ano. Além das mamografias, serão feitos todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas.
“É importante esclarecer a população que os atendimentos não acontecem por demanda espontânea, o objetivo da ação é orientar as pacientes dos dias e da hora do seu atendimento com antecedência e por meios seguros. Por isso os atendimentos serão agendados pelos agentes comunitários de saúdes de cada localidade e pelas unidades de saúde mais próxima de sua residência. Será necessário que cada mulher no dia agendado tenha em mãos a Xerox e original do RG e o cartão do SUS”, esclarece a Diretora de Planejamento Estratégico da Sesab, Jane Glaucia.
Prefeito de Sapeaçu visita escola reformada e ampliada
O prefeito Jonival Lucas visitou, na manhã desta sexta-feira (25), as novas instalações da Escolar Rural de Sapeaçu. A instituição é uma das 28 unidades educacionais do município que passaram ou que estão passando por melhorias e ampliações em suas estruturas. Ao todo foram 10 escolas reformadas totalmente com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Sapeaçu, incluindo a Escola Rural.
“O objetivo das obras é proporcionar espaços cada vez mais acolhedores e seguros para o aprendizado dos estudantes da rede pública municipal de ensino”, esclareceu o prefeito. A escola recebeu uma reforma geral em sua estrutura física, hidráulica e elétrica, pintura, substituição de pisos e telhado, ampliação e construção de salas, construção do refeitório, aquisição de novos equipamentos e utensílios para cozinha, banheiros e sala dos professores, além de uma nova fachada com portões que garantem a segurança dos alunos dentre outros serviços.
“Os compromissos que o prefeito Jonival Lucas fez com a Educação de Sapeaçu estão sendo todos cumpridos. Toda a equipe não está medindo esforços para alcançar o objetivo maior que é a oferta de uma educação para todos e com qualidade”, disse a secretária de Educação, Maria Luiza Salvi.
O prefeito Jonival Lucas esteve acompanhado de sua equipe de governo, secretários municipais e vereadores, além dos pais de alunos.
ASCOM SAPEAÇU
Drica Dicastro
Jornalista / DRT-BA 3693
Assessoria de Comunicação - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário