PÁGINAS

sábado, 5 de abril de 2014

Explanações fecharam, com chave de ouro, o 3o. dia do I Encontro de Sustentabilidade em S.A.JESUS

 Por ANTONIO MASCARENHAS

Nada mais democrático do que tratar de assuntos tidos como conflitantes entre pessoas que, longe de vaidades e engajadas, literalmente, na hercúlea luta em prol de melhores condições de vida para a sociedade, debruçam-se diante de situações que  precisam, sim, serem discutidas de forma "amiúde" para que, daí, brotem situações que suscitem reflexões e, por extensão, norteamentos. 


E as pessoas que tiveram a oportunidade de participar das palestras e mesas redondas realizadas nessa sexta-feira, 04, no CETEP, em Santo Antonio de Jesus, inerentes ao 1o. Encontro Municipal de Desenvolvimento Ambiental puderam, "in loco" verificar que é sempre importante a exteriorização de informações mas que, também, por outro lado, seja dado espaço ao contraditório. Esse "embate", essa "queda de braços" é sempre positiva quando, à luz das discussões, reflexões e tomadas de decisões emerjam. Iniciando os trabalhos, a excelente palestra concedida por ZULMIRA SENA (formada em agropecuária.Ela que é equoterapêuta pelo centro de Equoterapia "Nosso Lar", em Camaçari,  e que tem participado de diversos eventos em toda Bahia. Segundo ela, a equoterapia é fundamental para que crianças em formação e jovens possam desde cedo já ir despertando para a importância a postura, coordenação motora e estimulação à sensibilidade. Logo em seguida, o  renomado  Dr. SÉRGIO CARVALHO (especializado em pesquisas pela EBDA, com livros publicados e também professor universitário na UFRB, FAMAM, bem cojo no CETEP e outras instituições) que, utilizando-se de recursos audiovisuais proferiu palestra sobre "Manejo e Conservação de Solos".  
Na sua fala, foram mostradas os tipos e características de solos, espécies mais utilizadas para experimentos, avaliação de raízes, estudos genéticos. Enfim, um leque de procedimentos necessários para a coleta de informações a serem prestadas aos produtores rurais, através da EBDA e UFRB, visando maior produtividade.  Uma aula e tanto.Dando prosseguimento, a palestra ministrada por EVANDRO LUIZ MENDES RAMOS, representante da empresa ERB-Aratinga (empresa de energia renovável a partir de eucalipto e outras espécies), com sede em São Paulo e filiais em Alagoinhas, Candeias e, dentro em breve, em Alagoas. 
Evandro discorreu sobre preços de terras em diversos rincões do pais, a utilização do eucalipto para comercialização em larga escala., a importância da integração de culturas, dentre outros aspectos. Ele não se esquivou a responder questionamentos inerentes à questão de eventual agressão dessa especie arbórea ao lençol freático. E, fechando com chave de ouro, a palestra ministrada por Dra. CONCEIÇÃO GONZALEZ (Diretora da SUDIC em S.A.Jesus e região), no tocante ao "Perfil e Vocação Socioeconômica de S.A.Jesus, oportunidade em que situou o município no contexto desenvolvimentista da região e as condições favoráveis que se vislumbram diante do corredor econômico em que essa cidade estará no epicentro, principalmente com a entrada em funcionamento do estaleiro do Paraguaçu e a eventual construção da ponte Salvador - Ilha de Itaparica. Fotos Antonio Mascarenhas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário