PÁGINAS

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Benefícios do Vinagre Pra Saúde, Beleza e Cabelos!

O Vinagre de Maçã oferece uma série de benefícios para a saúde.  Tem ação anti-inflamatória, desinfetante e diurética, bem como proporciona brilho e aparência saudável aos cabelos e unhas.Os benefícios do vinagre de maçã não param aí.  Além de ser conservante, é considerado um complemento importante para a alimentação humana pela sua ação nutritiva.O vinagre de maçã é um produto resultante da fermentação da maçã por leveduras e bactérias intituladas acetobacter, que converte o açúcar contido nele em álcool, que por sua vez é transformado em ácido acético. Possui baixo nível de acidez, o que lhe confere um gosto mais suave.Vejam abaixo alguns dos muitos benefícios promovidos por esse  grande aliado da nossa saúde e bem-estar:
 BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA A SAÚDE: VEJA EM LEIA MAIS

Esse  líquido, “alimento” com grande potencial medicinal se destaca entre outros tipos de vinagre por possuir em sua composição inúmeros elementos nutritivos fundamentais como sais minerais, vitaminas, enzimas, fibras, ácido fólico, elementos antioxidantes, além da pectina, que por ser uma fibra alimentar solúvel facilita a digestão das gorduras e a síntese das proteínas, regula a  absorção de carboidratos pelo organismo, diminuindo a sensação de fome.1 – Previne a Diabetes:  estudos têm afirmado que o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. A esse respeito torna-se necessário destacar  uma publicação feita no ano de 2004 na revista Diabetes Care, da American Diabetes Foundation, que afirmou que o consumo de duas colheres de sopa de vinagre de maçã antes das refeições aumentou a sensibilidade à insulina  e reduziu  os picos de glicose que ocorre após o consumo de determinados alimentos. O referido estudo constatou que pessoas com diabetes melhoraram seus níveis de glicose em cerca de 25%, após o uso do vinagre de maçã. Em 2007, outro estudo concluiu queingerir um copo de água com vinagre de maçã antes de dormir ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue durante a noite. Tais estudos comprovaram que a ingestão do vinagre de maçã antes das refeições e antes de dormir ajuda pacientes com diabetes do tipo II, aqueles que têmresistência à insulina, a melhorarem seus níveis de açúcar e insulina no sangue.
2 – Ajuda no emagrecimento: a ação do Vinagre de Maçã no emagrecimento já está comprovada através de pesquisas. Um estudo realizado pela Universidade do Arizona comprovou que o Vinagre de Maçã tem poder emagrecedor. Segundo o referido estudo, os voluntários que tomaram uma colher de sopa de vinagre de maçã antes do almoço e outra antes do jantar, durante 30 dias, emagreceram em média, 2 quilos. Outro estudo publicado no Journal of Food and Chemistrytambém comprovou a eficácia do vinagre de maçã no quesito perda de peso e gordura. O estudo concluiu que os participantes que fizeram uso diário de duas colheres de sopa do vinagre de maçã, diluído em água, antes das principais refeições, tiveram reduzidos o índice de massa corporal, peso corporal, os níveis de triglicerídeos no sangue, a área de gordura visceral e até a circunferência da cintura.
Quando consumido antes ou durante as refeições, o ácido acético, componente principal do vinagre de maçã, faz a glicose ser liberada lentamente no sangue. Dessa forma, uma quantidade menor de insulina, hormônio armazenador de gorduras, será liberado na corrente sanguínea. Estando os níveis de glicose e insulina estabilizados, começa então a ocorrer a perda de gordura. Além disso, o ácido acético também tem influência na termogênese, energia consumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, apressando o metabolismo, contribuindo, então, para o emagrecimento.  Vale lembrar ainda que o vinagre de maçã possui pouquíssimas calorias.
3 – Diminui a rigidez articular: o vinagre de maçã, supostamente,  ajuda a dissolver e eliminar cristais endurecedores que se acumulam nas articulações. Esses cristais tóxicos podem provocar o endurecimento do corpo, causando o envelhecimento precoce dos tecidos. Segundo o médico naturalista  norte americano, Dr. D.C. Jarvis,  grande estudioso e pesquisador do  vinagre de maçã, este líquido tem alto teor de potássio, que  dissolve depósitos de cálcio em torno das articulações. Esse médico afirma que com o uso diário do vinagre de maçã os ossos se tornam mais fortes, menos expostos às fraturas.
4 – Melhora a digestão: O vinagre de maçã  estimula a digestão,  vez que favorece a secreção do suco gástrico e aumenta a ação dissolvente do estômago. Por ser rico em enzimas  que auxiliam no processo do metabolismo,  o alimento fica menos tempo retido no estômago . Ajuda, ainda, a amenizar  refluxo e a azia,  que são ocasionadas pela pouca produção de ácido gástrico pelo organismo.
emagreca1 Benefícios do Vinagre Pra Saúde, Beleza e Cabelos!
5 – Protege o fígado: dentre tantas funções, o fígado filtra as toxinas e resíduos do sangue, fabricaproteínas, metaboliza gorduras, armazena nutrientes e carboidratos essenciais, além de  fazer e segregar a bílis. O uso de vinagre de maçã ajuda a limpar o fígado de substâncias nocivas, devido aos os ácidos málicos, lático e cítrico contidos nele, sendo, portanto um excelente desintoxicante.
6 – Reduz o colesterol:  Estudos evidenciam  que pessoas  que consomem vinagre de maçã diariamente  apresentam uma redução nas taxas de LDL, o mau colesterol, e dos triglicerídeos, devido a ação da pectina.
Modo de usar : Pesquisas sugerem ingerir duas colheres de sopa por dia, misturadas com um pouco de água ou suco de frutas antes das refeições. Pode ser usado ainda sobre as saladas.
Contraindicação: se consumido em pequenas quantidades, o vinagre de maçã não apresenta efeitos colaterais e nem contraindicações. Contudo, se consumido em excesso, pode resultar em alguns efeitos secundários como diminuição dos níveis de potássio, e enfraquecimento dos ossos, além de  interferir na ação de medicamentos diuréticos, laxantes, para diabetes e problemas cardiovasculares.
IMPORTANTE: quando for comprar o vinagre de maçã, prefira o  natural  orgânico, não filtrado. Em recipiente de vidro, a cor turva, contendo uma borra no fundo, que são as enzimas e cultura bacteriana benéfica do processo de fermentação, indicam que o vinagre é de boa qualidade. Eles são facilmente encontrados em casas de produtos naturais.
No mercado já existem cápsulas de vinagre de maçã, e pode ser uma boa opção para quem não gosta do sabor  ácido do vinagre

VINAGRE DE MAÇÃ: UM GRANDE O ALIADO DA BELEZA

O vinagre de maçã, tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, além de ser um anti-séptico natural, proporciona crescimento e fortalecimento dos cabelos e ainda ajuda a equilibrar o pH da pele, dando-lhe um aspecto fresco e saudável
os beneficios do vinagre de maca 1 777 Benefícios do Vinagre Pra Saúde, Beleza e Cabelos!
BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA A BELEZA DOS  CABELOS E DO CORPO
Ajuda a selar os fios:  O vinagre de maçã, por ter o pH ácido, ajuda  a selar as cutículas capilares,  reduzindo a porosidade, aspereza e opacidade,  resultando em fios brilhosos,  sedosos,  resistentes e com pontas duplas reduzidas. Para ter esse resultado, basta apenas usar uma  colher de sopa de vinagre de maçã em 200 ml de água gelada nos cabelos após lavados e enxaguados.
Limpeza do couro cabeludo: o vinagre de maçã  atua como um  poderoso agente de limpeza capilar, tendo em vista que  ajuda a limpar todas as impurezas do couro cabeludo, além de diminuir a  oleosidade. Devido as suas propriedades antifúngicas naturais, ajuda a eliminar a descamação do couro cabeludo decorrente da caspa. Recomenda-se usá-lo puro, antes do shampoo, massageando o couro cabeludo delicadamente. Deve-se deixar o vinagre agir por alguns minutos e em seguida lavar os cabelos.
Aumenta o brilho dos cabelos: o  vinagre de maçã tem um efeito semelhante ao condicionador, dando maciez e brilho aos fios, ajudando a equilibrar o seu pH. Para esse efeito, de condicionamento, recomenda-se misturar um litro de água para três colheres de sopa de vinagre de maçã. É preciso dissolver bem, passar nos fios e no couro cabeludo e deixar secar  naturalmente.
Higienização   do rosto: O vinagre atua como um adstringente e balanceia o pH da pele, remove impurezas e ajuda na cicatrização de espinhas, reduzindo  a acne, deixando a pele macia e protegida de bactérias nocivas do ar. Pode-se fazer um tônico, misturando em partes iguais vinagre de maça e água e espalhar sobre o rosto durante a noite. Como resultado, os poros ficarão “fechados” e a pele com aparência mais viçosa.
Maciez da pele : Devido a sua  acidez, o vinagre de maçã  fecha os poros da pele e a deixa mais viçosa e mais lisa.  A mistura do vinagre com o  hidratante corporal promove esse efeito também.
Banho revigorante: As propriedades anti-inflamatórias do vinagre de maçã acalmam as irritações na pele. Portanto indica-se usar um pouco de vinagre de maçã na água do banho.
Controle da calosidade:  o ideal é deixar os pés de molho todos os dias, por alguns minutos,  numa  bacia de água morna misturada a uma xícara de vinagre de maçã.
Ação desodorizante:  o vinagre de maçã possui  alta potência  para  eliminar odores.  Basta aplicá-lo nas axilas e os  problemas com a transpiração serão  amenizados.
Os benefícios são muitos não é mesmo? E tem muito mais! Já fiz um post aqui tempos atrás sobre o vinagre, mas falando mais nos benefícios dele pra perda de peso, mas a cada dia aparecem mais e mais benefícios.
Alguém aqui faz uso do vinagre? O que acham?Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário