PÁGINAS

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bastantes proveitosas as atividades desenvolvidas no 2o. dia do I Encontro Municipal de Desenvolvimento Sustentável de S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS
Bastante proveitosas as atividades desenvolvidas no CETEP, nessa quinta-feira, 03, no CETEP, em Santo Antonio de Jesus, inerentes ao I Encontro Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Dando prosseguimento à programação estipulada, palestras, mesas redondas, oficinas e exposição de produtos e serviços nas "stands" da EMBRAPA, ACRB, GANA, Beijus Recheados e Artesãs da Quinta do Artesanato. 

Presentes na oportunidade, o  Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, José Carlos Toneto, Dra. Gilsonilda Correia (Diretora de Comécio e Indústria), Maria Amélia, Taiana, os palestrantes Ricardo Duarte (SEMA- Secretaria de Meio Ambiente Estadual), Alex Gomes (Biólogo da UFRB) e Maria Emília Cavalcante (arquiteta do CREA-BA), Marcos Rogério, ao lado de Leonel Reis (CREA S.A.Jesus); Sandra Araponga e Marcos Farias (EMBRAPA); representando o GANA,  Mila Fiusa, Márcia Bezerra , Edmundo Peixe (GANA), prof. Roque Lessa, Luana Muritiba e Suzy Thieles (estagiária);  Lucia Reis (Vice-Diretora do CETEP), Roberval Assunção (Professor UFRB), equipe da SACIMA (Elizângela, Rosane, Mascarenhas, Marcos Vinícius, Ana, Thiago, Jorge de Zé de Beata, Cacau, Émerson,   alunos do CETEP e representantes de segmentos da sociedade local.
Iniciando os trabalhos, a palestra proferida pelo professor de Geografia, Roque Lessa, sob a temática "Educação Ambiental". Na sua fala, pregou mudança de conduta por parte da sociedade no tocante à preservação ambiental. 
Asseverou que a educação é a mola propulsora para o desencadeamento de todo um processo de conscientização. Márcia Bezerra, por sua vez, discorreu sobre as atividades desenvolvidas pelo GANA, na região, no tocante à preservação dos mananciais hídricos e tudo a que se refira à preservação do meio ambiente. Logo em seguida, Ricardo Duarte (Coordenador do GAC - Programa de Gestão Ambiental Compartilhada), deu uma "palhinha" acerca da palestra proferida à tarde, no que concerne a esse programa, oportunidade em que elencou uma série de situações ligadas à necessidade de preservação das reservas florestais. Após o almoço, deu prosseguimento a sua explanação audiovisual, citando dispositivos de lei e também batendo na tecla do comprometimento de toda a sociedade para com a questão ambiental. Em seguida respondeu aos questionamentos formulados.
Em seguida, Alex Gomes (biólogo da UFRB) teceu considerações inerentes  à "Coleta Seletiva e Desenvolvimento sustentável", utilizando-se  de recursos audiovisuais. Falou sobre a diferença entre coleta seletiva e sustentabilidade, diferenciação entre lixo e resíduos, dentre outros aspectos.
Elencou procedimentos convencionados para a coleta de dejetos, de maneira que a coleta seletiva possa contribuir, deveras, para a sustentabilidade. Cristalizando as apresentações, Já a palestra proferida por Maria Emilia Cavalcante, arquiteta do CREA-BA, enfocando o tema "Acessibilidade". Discorreu sobre a necessidade de cada vez mais o governo, empresas e a sociedade como um todo, congregar os mesmos objetivos. Com apresentação audiovisual, elencou símbolos convencionados internacionalmente com relação à acessibilidade, leis pertinentes à temática e a necessidade de conscientização por parte da sociedade no que concerne a esse engajamento.Fotos Antonio Mascarenhas
DIVULGAREMOS ENTREVISTAS E TRECHOS DAS PALESTRAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário