PÁGINAS

domingo, 2 de março de 2014

Economia baiana encerra 2013 com crescimento de 3%

A atividade econômica baiana registrou a expansão de 0,9% no quarto trimestre de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo cálculos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). Na comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano, houve estabilidade (0,0%), considerando a série com ajuste sazonal. No acumulado do ano, a economia baiana expandiu 3% e o imposto registrou alta de 6,7%.
Foram fundamentais para a expansão de 0,9% do quarto trimestre os setores de serviços e industrial, com alta de 1% e 1,5%, respectivamente, devido ao seu peso na composição do PIB estadual. No setor de serviços, o comércio cresceu 3%, transportes 3,3% e alojamento e alimentação 2,9%. A alta de 3% na atividade econômica da Bahia em 2013 foi determinada por dois setores: a indústria cresceu 4,2% e o setor de serviços teve crescimento de 2,5%. Em sentido oposto, apresenta-se o setor da agropecuária, com retração de 3,9% em 2013.
“Apesar dos impactos da seca nos resultados da agropecuária e da redução no ritmo de crescimento no setor de serviços, o bom resultado da indústria baiana colaborou para o PIB de 2013 ter sido superior ao projetado inicialmente pela SEI”, informa o diretor-geral do órgão, Geraldo Reis. “Observa-se também que já são três anos consecutivos em que a economia baiana apresenta um crescimento acima da média nacional”. Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia www.comunicacao.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário