PÁGINAS

domingo, 16 de março de 2014

DRA. ELIANA CALMON, Juíza Federal, Ex-Ministra do STF, no evento protagonizado pelo Observatório Social, em S.A.JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS
 
DRA. ELIANA CALMON, Juíza Fedeeral, Ex-Ministra do STF, formada em Direito pela UFBA e Procuradora da República, proferiu  palestra nessa sexta-feira, 14, no Antonius Imperial Hotel, em Santo Antonio de Jesus, quando da realização do 1o. Seminário de Ética Social e Administrativo que contou, ainda, com a palestra proferida por Dr. Danilo Andrade, Procurador do Ministério Público  de Contas, coma temática Compras Publicas. 
Um evento que contou com participação de advogados, profissionais liberais, estudantes de direito da FACEMP, gestores públicos e representantes de diversos segmentos da sociedade local e da região. Seminário deveras importante para a prática do exercício da cidadania, na medida em que foram enfocados órgãos, dispositivos jurídicos e toda uma gama de informações àqueles que tencionam fazer parte de uma plêiade de pessoas que, insofismavelmente, primam pela transparência pública, à luz da ética. 
E Dra. Eliana, antes de debruçar-se sobre a temática de sua palestra, "Improbidade Administrativa", fez uma rápida alusão a toda uma relação de conivência do judiciário com as elites, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, considerada a constituição "Cidadã". Em seguida, explanou sobre órgãos e todo um aparato de instrumentos jurídicos que fomentam a aplicabilidade da lei e que dão asas ao exercício da cidadania. Segundo ela, em pese as conquistas, os louros que brotaram após a cristalização desse marco democrático e jurídico, é imperioso que a sociedade continue vigilante, sobretudo no concerne ao desejo de determinados parlamentares que, pressionados pelas elites, continuam tentando contra  as instituições democráticas.
 De parabéns o Observatório Social de Santo Antonio de jesus, o primeiro do Norte/Nordeste. Em que pese a maciça participação (auditório local), gestores municipais da região perderam uma grande oportunidade para angariarem mais conhecimentos sobre suas atividades do dia a dia, a frente de seus municípios, principalmente, no que concerne a toda uma preocupação com as contas públicas que, vira e mexe, podem levá-los à improbidade administrativa.  Imagens, entrevista, edição, fotos e texto, AntonioMmascarenhas (www.tvsaj.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário