PÁGINAS

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

YURI PITON manteve encontro com representantes da Fundação Vovô do Mangue, em MARAGOGIPE

O comerciante, músico e ambientalista Yuri Piton, radicado em Santo Antonio de Jesus, de onde comercializa seus produtos na área de decoração para diversos municípios da região, também estende seus tentáculos a outros rincões quando o assunto tem por objetivo a defesa do meio ambiente, notadamente no que tange aos recursos hídricos, fauna  e flora. E na ultima terça-feira, a convite da Fundação Vovô do Mange, compareceu a maragogipe onde teve oportunidade de conhecer "in loco"a pujança do trabalho ali desenvolvido. "O projeto CO2 Manguezal é realizado através do programa PETROBRÁS AMBIENTAL e tem como principal meta recuperar áreas degradadas de mangue na Baía de Todos os Santos (BTS), estado da Bahia – municípios de Maragojipe e São Francisco do Conde. Os dois municípios sofrem ou já sofreram degradação em seus manguezais, principalmente pela expansão urbana e ocupação desordenada do solo, além da instalação de parques industriais na região.
Em paralelo, aplica-se um amplo trabalho de promoção da educação ambiental, envolvendo a realização de cursos, oficinais, palestras e distribuição de material educativo, tendo como público alvo professores, lideranças comunitárias e estudantes. Será aplicado também um módulo, com conteúdo sócio ambiental, visando à sensibilização das comunidades tradicionais localizadas nas áreas onde o projeto atuará. O projeto está implantando cursos de capacitação para moradores das comunidades localizadas próximas à sua sede, com a aplicação de técnicas para a produção de mudas de mangue e reflorestamento de área degradadas.
Numa parceria com a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano, o projeto desenvolve ações de pesquisas visando obter o completo conhecimento das atuais condições das áreas que estão sendo recuperadas, através da realização de estudos e análises aprofundados do seu perfil estrutural [aspectos físicos, fauna, flora, captura de carbono e principais instrumentos impactantes].
O CO2 Manguezal possui parceria com o ICMBio [unidade de Maragojipe], Conselhos Gestores da APA Baía de Todos os Santos e da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape, além das Prefeituras e Colônias de Pescadores de Maragojipe e São Francisco do Conde.
O projeto é realizado através da Fundação Vovó do Mangue, que possui mais de 15 anos de atuação nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento social, cultura e educação, com reconhecimento nacional. Para saber mais, acesse: www.vovodomangue.org.Fonte Fundação Vovô do Mangue. Fotos, Yuri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário