PÁGINAS

sábado, 15 de fevereiro de 2014

YURI PITON, empresário e ambientalista, participou de reunião na SAAEB de Valença, sobre mananciais hídricos

Por ANTONIO MASCARENHAS

Sempre preocupado com preservação dos recursos hídricos da Bahia e, em especial, das bacias que integram o Recôncavo e regiões adjacentes, o empresário, músico e ambientalista Yuri Pithon não tem medido esforços para participar de eventos que tenham por escopo a discussão de temáticas inerentes à defesa, intransigente de nossos mananciais. E na ultima quarta-feira, 12, a convite do Sr. Robenilson Miranda Reis, participou de reunião na SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Valença, ao lado de diretores e colaboradores da entidade.
Graças a essa militância, Yuri vem sendo estimulado pela direção de sua agremiação partidária (REDES) a lança-se numa candidatura a Deputado Estadual nas próximas eleições. Ele tem procurado declinar no que concerne a essa possibilidade. Pelo que temos conhecimento de Yuri, sua militância sempre foi na alçada ideológica, daí concluirmos que, dificilmente, aceitará o desafio de enfrentar o crivo nas urnas em outubro próximo


Mas como se diz em politica que não cabe ao militante escolher seus destino (quem sabe?!) é provável que, em achando apoio, possa decidir enfrentar uma candidatura. 
Bastante conhecido em vários municípios, teria ( ou terá) chances de uma boa performance diante das urnas e, (quem sabe?!) com uma cadeira na Assembleia. Por que (aqui entre nós), na região, não conhecemos nenhum integrante dessa legenda que tenha tanta popularidade e militância na região. É esperar para ver...!  Veja em LEIA MAIS, histórico da SAAEB de Valença.


HISTÓRICO DA SAAEB DE VALENÇA
Antes da implantação do SAAE o abastecimento de água em Valença processava-se com o recolhimento em minadouros (fontes) espalhados pela cidade. Existia um sistema que apresentava várias inconveniências, pois a água não era tratada e a quantidade era insuficiente para abastecer a cidade. Muitas pessoas compravam água, ou iam buscar nos rios, outros tinham poços artesianos no quintal. 
Os SAAEs - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Autarquias Municipais, existentes no Brasil foram fomentados inicialmente pelo Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) criada em 1942, atualmente FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, com o objetivo de desenvolver serviços de saúde e saneamento no interior do país. 

Dentro desse contexto, o SAAE-Valença foi criado em 21 de julho de 1965, através da lei municipal nº 676, com personalidade jurídica própria dispondo de autonomia econômico-financeiro-administrativa com a finalidade principal de exercer em todo o município a captação, tratamento, distribuição de água canalizada, além de operações dos serviços de esgotos sanitários, e por 31 anos o SAAE foi administrado diretamente pela FUNASA. 

Em 1999, na gestão do Prefeito Agenildo Ramalho o Convênio com a FUNASA foi rompido, porém é realizado um Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre a FUNASA e o SAAE. A Autarquia passaria a ser administrada diretamente pela Prefeitura Municipal, recebendo por algum tempo, o apoio dos profissionais da Sessão de Cooperação Técnica da FUNASA.

A Autarquia tem como finalidade principal exercer em todo o município a captação, tratamento, distribuição de água canalizada, além de operações dos serviços de esgotos sanitários, além disso, busca proporcionar um atendimento com qualidade a seus usuários e clientes internos, não esquecendo uma questão de suma importância no atual contexto em que se vive: a preservação do meio ambiente.

Os instrumentos legais que dispõe sobre a administração da Autarquia é a Lei de criação da Autarquia que estabelece normas gerais de funcionamento, o Plano de cargos e salários e o regulamento que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários, bem como obrigações do SAAE.

Uma Autarquia Municipal dispõe de várias ferramentas de Planejamento e Programação, dentre as quais se podem citar as Leis de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual e o Orçamento Anual.

A sede administrativa do SAAE está localizada no centro da cidade o que facilita o acesso dos nossos clientes. Está totalmente informatizado, garantido maior agilidade no atendimento. O atendimento ao cliente poderá ser efetuado na sede administrativa do órgão situado na Rua General Câmara, nº 75, no Centro da cidade ou pelo telefone (75) 3641-3641. Para facilitar o SAAE possui o telefone 0800 284 0469, com discagem local gratuita.

Desde a sua criação, de 1965 aos dias atuais, o SAAE foi dirigido e administrado por 08 engenheiros diretores designados pela FUNASA e 06 gestores indicados pelo Prefeito Municipal. Abaixo relacionamos os diretores do SAAE nesse período de quarenta e quatro anos de existência da autarquia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário