PÁGINAS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Palestra proferida por JOVAL LACERDA mostrou a importância de práticas lúdicas em atividades educacionais: Jornada Pedagógica em BREJÕES

Por ANTONIO MASCARENHAS
Dando prosseguimento ao evento de abertura da Jornada Pedagógica 2014, na tarde dessa segunda-feira, 10, em Brejões-BA, já que, pela manhã foi realizada palestra proferia por Luzinete Lírio da PROAM (Programa de Apoio aos Municípios, ligado ao gabinete do Secretário de Educação estadual), logo após o almoço. A mesa foi composta com as seguintes personalidades: Alan Andrade (prefeito Municipal), Paloma Santos (Secretária de Educação), Joval Lacerda (palestrante), Marlene Teixeira (Secretária de Saúde), Dirceu Assis, Nilzete Santos e Juarez Távora. Também presentes, na oportunidade, profissionais de ensino (professores, diretores, coordenadores de escolas e outros profissionais ligados à Secretaria.
Dentre as instituições de ensino representadas, colégios Goes Calmon (sede), Heraldo Tinôco (Km 100), Durval Henrique (Pau Ferro), Raimundo Cardoso (Lagoa da Roça), Ranulfo Santos Cajaíba (Km 100), Creche Tia França; escolas Luiz Viana FIlho, Antonio Carlos Magalhães, Monteiro Lobato, João Evangelista e Profa. Alcina Barbosa Lírio. 

Iniciando os trabalhos, Paloma, mais uma vez, agradeceu a todos, destacando as presenças dos convidados para, em seguida, elencar os nomes de diretores das unidades de ensino. Em seguida, o prefeito Alan Andrade também externou satisfação por contar com a participação de todos os profissionais de ensino, não sem antes reverenciar o trabalho da secretária Paloma a frente da pasta. Em seguida elencou uma série de ações de seu governo, direcionadas à melhoria da educação no município, dentre elas, recuperação de escolas, melhorias nas estradas vicinais, construção de quadras poliesportivas, etc.

Dando prosseguimento ao evento, foi aberto espaço para que uma representante da secretaria de Ação Social fizesse uma apresentação audiovisual de atividades da pasta. MAMOGRAFIAS: A Secretária de Saúde, Marlene Teixeira, por sua vez, além de reportar-se à importância da Jornada Pedagógica e as gestões de Alan Andrade  e Paloma, aproveitou o ensejo para anunciar a realização de cerca de 800 mamografias em mulheres do município na faixa etária de 50 a 69 anos, nos dias 18 a 24 do corrente, num mutirão protagonizado pelo governo do Estado e apoio da sua pasta.  
Além de pedir apoio de todos os profissionais de ensino ali presentes, solicitou que todos atuem como multiplicadores desse intento, já que a prevenção ao câncer de mama é de extrema importância para evitar que vidas não sejam ceifadas prematuramente.
Logo em seguida, foi iniciada a palestra audiovisual proferida Joval Lacerda que, utilizando-se de práticas lúdicas, conseguiu fazer com que todos os  presentes, literalmente, “entrassem na dança”, no que concerne à incorporação do espírito de luta em prol da melhoria da educação no município. O trabalho de Joval Lacerda. tem por escopo quebrar paradigmas com relação a interação professor-aluno e instituições-profissionais do ensino.  
Através da sua apresentação cênica, podemos  concluir que, o olhar aguçado (sensível) e  a audição seletiva fornecem subsídios importantíssimos para o estreitamento entre os “atores” envolvidos, de maneira que as tomadas de decisões aflorem, justamente, da depuração resultante de ações que, no bojo, mostrem-se afuniladas a um mesmo objetivo: educação de qualidade. 
Já tínhamos assistido uma palestra dele em Elísio Medrado, em 2012 e, desde lá, já tínhamos observado como o público interage de forma natural, deixando esvair seus sentimentos. Condução dos trabalhos foi feita por Sara de Oliveira (mestre de cerimônia). TVSAJ - a mais ampla cobertura de TVWEB na região. Publicaremos VÍDEOS, depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário