PÁGINAS

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

JAGUARIPE: participação maciça de profissioanis de ensino evidenciou a pujança da abertura da Jornada Pedagógica

 Por ANTONIO MASCARENHAS
Sob a temática "Apostando no Planejamento, Ganhando no Planejado", foi realizada, nessa segunda-feira, 17, em Jaguaripe-BA, a abertura da Jornada Pedagógica 2014, num evento que contou com maciça participação de professores e diretores de escolas, numa realização da Secretaria de Educação, capitaneada pela sua titular Dra Célia Cavalcanti (também primeira  dama municipal) e com total apoio do prefeito Heráclito Arandas. Proferindo palestra motivacional, nana mais nada menos que o renomado professor Jorge Portugal. 
Pela manhã, após acolhimento, foi oferecido um "coffee break" e entrega do "Kit professor", seguindo-se da formação da mesa com  autoridades e convidados e a abertura dos trabalhos. Logo após o intervalo para o almoço, foi proferida a palestra pelo professor Jorge Portugal que, além de nuances inerentes a importância do professor, o papel que desempenha na sala de aula e a necessidade de valorização, procurou estabelecer o parâmetro entre a qualidade de educação oferecida na Coréia e Argentina mas deixando claro que é possível haver consonância de propósitos entre os profissionais de ensino e os poderes públicos constituídos. Mostrou que é imperativo acreditar que possa haver paralelismo entre os propósitos dos profissionais de ensino e o poder público em prol de uma educação, deveras,  de qualidade.
TEMÁTICAS A SEREM ABORDADAS:  1- A educação inclusiva na realidade das escolas públicas municipais: o contexto, a práxis e as perspectivas; 2-A importância do ambiente pedagógico para a aprendizagem escolar e construção da identidade estudantil; 3-Educação e praticas  sociais: uma reflexão sobre as relações de gênero, sexualidade, drogas e violência no ambiente escolar; 4-Planejamento, organização e gestão da aprendizagem escolar: caminhos para a pedagogia de projetos. ENCONTRO COM OS PROFESSORES EM SUAS UNIDADES ESCOLARES: com as seguintes atividades: 1-Adaptação do calendário escolar; 2-Organização da carga horária do professor; 3-Elaboração e/ou adequação do Projeto Pedagógico e do Regimento escolar;4-Elaboração de planos de cursos; 5-Construção do Plano de Curso; Planejamento da primeira quinzena de atividades, especialmente a aula inaugural. ROTEIRO: Dia 18 - Região de Camassandi e Praias; Dia 19 - Região de Cunhagi (Palma) e Capão; Dia 20 - Em todo o município; Dia 21 -Somente na sede.Fotos TVSAJ (www.tvsaj.com)
PUBLICAREMOS VÍDEOS DEPOIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário