PÁGINAS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Desfiles das escolas de samba do carnaval de SP começam nesta sexta

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo começam nesta sexta-feira (28) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. Os portões serão abertos às 17h e a programação terá início às 23h15, com o desfile da escola de samba Leandro de Itaquera, que foi vice-campeã do Grupo de Acesso no ano passado.
Cada escola do Grupo Especial, que conta com 14 agremiações, terá no mínimo 55 minutos e no máximo 65 minutos para percorrer toda a extensão da avenida.
Depois da Leandro de Itaquera, desfilam na passarela as escolas da Zona Norte, Rosas de Ouro e X-9 Paulistana. Em seguida, passam pela avenida a Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai. A última escola a desfilar no primeiro dia de apresentações será a Tom Maior, que deixará o Anhembi já na manhã de sábado (1º).

Conheça os enredos

Com o enredo "Ginga Brasil, futebol é raça. Em 2014 a Copa do Mundo começa aqui", a Leandro de Itaquera inicia a festa mostrando a paixão do brasileiro pelo futebol e a alegria que a seleção canarinho já proporcionou à torcida.

Veja ao lado o enredo da Leandro de Itaquera

Já a Rosas de Ouro falará do “Inesquecível” e mostrará os momentos marcantes da vida, do nascimento até a chamada "melhor idade".

Veja ao lado o enredo da Rosas de Ouro

A escola promete agitar o Anhembi com a presença de figurinhas ilustres como o escritor Mauricio de Sousa e seus personagens da Turma da Mônica, além do Zé do Caixão, Fofão, o cantor Sérgio Reis e integrantes do grupo demônios da Garoa.

A X-9 Paulistana vai mostrar que a loucura e a genialidade sempre caminharam lado a lado (veja ao lado). Uma das atrações da escola será o segundo carro alegórico representando a nau dos insensatos, com personalidades condenadas na Idade Média por contrariar a Igreja, como Dante Alighieri, Joana D'Arc, Galileu Galilei e Cristóvão Colombo.

Os ícones do fim da década de 70 e dos anos 80 serão lembrados pela Dragões da Real, a quarta a desfilar na primeira noite do carnaval. Com o enredo "Um museu de grandes novidades", a comissão de frente promete chamar a atenção com uma homenagem a um grande astro musical.

Veja ao lado o enredo da Dragões

A Acadêmicos do Tucuruvi, quinta escola a passar pelo sambódromo no primeiro dia de desfiles, fará uma homenagem às crianças com seus sonhos e mazelas. O abre-alas representará o mundo em que toda a criança gostaria de viver, com parques e áreas de lazer.

Veja ao lado o enredo da Tucuruvi

A Vai-Vai celebrará meio século da emancipação da cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, com o enredo "Nas chamas da Vai-Vai. 50 anos de Paulínia”. A terceira alegoria será um dos destaques do desfile, com uma marionete de dez metros de altura simulando movimentos que lembram o do jogo de bocha e relembrará a influência da imigração italiana na região. O último setor será dedicado ao polo cinematográfico de Paulínia, aos filmes já produzidos lá e ao festival de cinema.

Veja ao lado o enredo da Vai Vai

Foz do Iguaçu, cidade que completa 100 anos em 2014, será homenageada no desfile da Tom Maior, com o enredo "Foz do Iguaçu: destino do mundo. Sinfonia das águas em Tom Maior". Apesar disso, o desfile não será um passeio turístico, mas contará a história da fundação da cidade com a beleza das cachoeiras.

Veja ao lado o enredo da Tom Maior

O segundo dia de apresentações das escolas de samba terá início mais cedo e deve começar às 22h30 com a Pérola Negra, campeã do Grupo de Acesso em 2013. Antes da escola desfilar, haverá a apresentação do grupo Afoxé Filhos da Coroa de Dadá, às 21h.

A Mocidade Alegre, atual campeã do carnaval, será a terceira a desfilar no Anhembi no sábado.

Grupo Especial

Sexta-feira (28)
23h15 Leandro de Itaquera
0h25 Rosas de Ouro
1h35 X-9 Paulistana
2h45 Dragões da Real
3h44 Acadêmicos do Tucuruvi
4h55 Vai-Vai
6h05 Tom Maior


Sábado (1º)
22h30 Pérola Negra
23h20 Gaviões da Fiel
0h30 Mocidade Alegre
1h40 Nenê de Vila Matilde
2h50 Águia de Ouro
4h Império de Casa Verde
5h10 Acadêmicos do Tatuapé


Público
De acordo com a SPTuris, empresa de turismo da Prefeitura, a expectativa é que o sambódromo atinja ocupação máxima, com 30 mil foliões por dia.


Se você vai participar da folia, veja abaixo como chegar ao Anhembi e tire dúvidas sobre assistência médica e segurança no local:


Acesso ao sambódromo
As vias próximas ao sambódromo estarão interditadas para veículos particulares. Os motoristas deverão evitar a Avenida Santos Dumont e a Praça Campo de Bagatelle.


Algumas alternativas são as avenidas Tiradentes, do Estado, Brás Leme e Cruzeiro do Sul, além da Marginal Tietê.No transporte público, a SPTrans colocará em funcionamento duas linhas especiais, que irão dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda (que contam com estação de metrô) até o portão principal do Anhembi. A tarifa custará R$ 3 e valerá a integração com o Bilhete Único.


Para quem pretende usar táxi, durante o evento os veículos chegarão apenas até a Praça Campo de Bagatelle e à Ponte da Casa Verde. Na saída, os pontos de táxi ficarão perto dos portões e da área de dispersão.


Entrada
A entrada será realizada pelos portões que ficam ao longo da Marginal Tietê e da Avenida Olavo Fontoura.


Não será permitido atravessar de um lado para o outro do sambódromo, então é importante que o público se dirija aos portões de acesso corretos. Dos setores A até E, a entrada acontecerá pela Marginal Tietê; dos setores F até J, pela Avenida Olavo Fontoura.Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário