PÁGINAS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

BREJÕES: abertura da Jornada pedagógica 2014, eivada de sucesso

Por ANTONIO MASCARENHAS

Realizada, nessa segunda-feira, 10, em Brejões, ainda pela manhã, a abertura da Jornada Pedagógica 2014, num evento que deverá estender-se até do dia 14, com a realização de diversas atividades de planejamento nas escolas municipais,com a participação de professores, coordenadores e gestores. 
Coube à Sara de Oliveira, na qualidade de Mestre de Cerimônia, proceder a formação da mesa, com as presenças de Paloma Santos (Secretária de Educação), Dedéu (Secretário de Agricultura), Profa. Luzinete Lírio (representante do PROAM, órgão ligado ao gabinete do Secretário Estadual de Educação), Professor Cristiano Amaral, Claudionor Alves da Silva (representando a UESB), Genevan Alves (Diretor), Maria Nascimento (professora). 
Dando início aos pronunciamentos, a Secretária Paloma agradeceu a todos pelas presenças para, em seguida, discorrer sobre a importância da realização desse evento e o porquê da temática escolhida: “Os desafios do Plano Municipal de Educação: sujeitos, saberes, formação e práxis”. 
Evidenciou os esforços de sua equipe e o apoio do prefeito Alan Andrade, no intuito de proporcionar uma educação qualidade no município. Logo após, Dedeu , Secretário de Agricultura também destacou a importância do evento, parabenizando o trabalho desenvolvido por Paloma e realçando a parceria que sua pasta vem desenvolvendo através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Claudionor Alves da Silva (UESB), teceu considerações elogiosas à Secretária em epígrafe, evidenciando toda uma luta para a melhoria da educação no município de Brejões, com a aquiescência de Alan Andrade. 
Em sua fala, reportou-se sobre a implantação do Curso de Pedagogia no Km 100, implantado pela UESC, conquista da atual administração e que contemplará o município como um todo. Segundo ele, o curso já estará sendo oferecido a partir de 01 de junho do corrente ano. Luzinete Lírio, por sua vez, externou satisfação em estar participando da abertura dos trabalhos, parabenizando a secretária Paloma pela hercúlea luta por melhorias na educação no município. Iniciando sua palestra audiovisual sobre a temática em apreço, Luzinete enfatizou a importância da força tarefa para a cristalização do PME (Plano Municipal de Educação).
Segundo ela, não pode acontecer uma educação de qualidade se não houver consonância de propósitos entre os setores da administração (agricultura, ação social, esporte, cultura e lazer, infraestrutura, transportes, etc), num trabalho conjunto que tenha por escopo propiciar aos profissionais de ensino condições satisfatórias para o desempenho de suas atividades. No decorrer de sua fala, apresentou números estatísticos mostrando a flutuação dos números inerentes à educação em Brejões e estabelecendo parâmetros a serem alcançados mas que, para isso, é fundamental que haja, conforme explicitamos acima, reflexões e intervenções conjuntas. 
Bastante técnica, a palestra de Luzinete Lirio mostrou a importância da reflexão e a tomada de decisões à luz dos anseios da sociedade. Luzinete tem feito um brioso trabalho em todo o Estado, monitorando a situação da educação em todos os municípios e, naturalmente, fornecendo informações que posam ser aplicadas no dia a dia para o alcance de resultados. 
A educação só produzirá louros se houver arregaçamento de mangas por parte do poder público, dos profissionais de ensino e, também, dos pais e dos próprios alunos. Logo após a palestra, foi servido almoço a todos os participantes, já que, à tarde, outra palestra seria realizada. TVSAJ - a mais ampla cobertura de TVWEB na região. Divulgaremos os vídeos posteriormente


Nenhum comentário:

Postar um comentário