PÁGINAS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Vigilância Epidemiológica informa como agir e prevenir sua casa e sua família das infestações de escorpiões nessa época chuvosa do ano

A equipe da vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município leva informações à população para prevenir sua casa, sua família, dos animais peçonhentos. Devido à época de infestação e preocupados com os casos de picadas de escorpião, a vigilância epidemiológica listou algumas atitudes para à população seguir e evitar acidentes com os escorpiões.O veneno do escorpião ataca o sistema nervoso e pode até matar, especialmente se vítima for uma criança ou idoso. Por conta disso, é importante buscar socorro o mais rápido possível para que o tratamento adequado possa ser administrado o quanto antes.Como prevenir: use sempre calçados e luvas apropriadas ao manusear materiais de construção ou lenha, são locais onde há presença destes animais, vedar a soleira das portas com frisos de borracha ou com saquinhos de areia, ralos em pias e banheiros, não coloque as mãos em tocas e lugares escuros onde o escorpião possa se esconder; feche bem os sacos de lixo e mantenha os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando baratas e moscas, animais que costumam atrair esses predadores; examine roupas, calçados e roupas de cama e banho antes de usá-las.
Os sintomas mais comuns são: dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local, queda de pressão e em alguns casos mais graves, parada cardíaca. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados. As pessoas picadas por escorpião devem ser encaminhadas o mais rápido possível para as unidades de saúde (USF), ou, o hospital mais próximo, para serem atendidas e orientadas. Como agir: mantenha a vítima calma; não esprema nem sugue o local da picada; lave o local com água e sabão e procure o serviço de emergência. O Uso de soros antiescorpiônico é de acordo a gravidade e por indicação médica.Atitudes assim vão diminuir a incidência de acidentes com escorpião. A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus oferece todo o suporte necessário para o atendimento rápido e tratamento do cidadão que for picado por algum animal peçonhento. Novas atitudes vão ser tomadas para a melhoria de vida da população, essa é uma meta da Prefeitura junto à Secretaria de Saúde do município. (ASCOM/SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário