PÁGINAS

domingo, 12 de janeiro de 2014

Secretaria de Agricultura e EBDA entregam a 1ª. DAP jurídica, na comunidade da Sapucaia, em S.A. JESUS

Por ANTONIO MASCARENHAS 
Realizada, na manhã desse domingo, 12, na comunidade da SAPUCAIA, a entrega da primeira DAP jurídica no município de Santo Antonio de Jesus, numa iniciativa da administração Humberto leite, através da Secretaria de Agricultura, Comércio Indústria e Meio Ambiente, comandada por José Carlos Toneto, com  apoio da EBDA, Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste município. Presentes na oportunidade, compondo a mesa, José Carlos Toneto (Secretário), Zé Dias (Chefe Regional da EBDA, Cruz das Almas), Gilmar Dourado (Chefe do escritório da EBDA em S.A.Jesus) e Paulo Gertrudes (assessor técnico da UNICAFES). 
Também presentes, Ivan de Jesus (presidente da Associação da Sapucaia, ao lado de Mariana, Neto e outros integrantes da Diretoria) e que atuou como mestre de cerimônia, Bruno (agrônomo, Jorge de Zé de Beata (integrante da Secretaria da Agricultura), vereador Dema do Leite e produtores rurais da comunidade. 
Após a composição da mesa, foram iniciados os discursos alusivos a essa importância conquista para a comunidade e, por extensão, do município. Ivan (reeleito para presidente da entidade) externou satisfação diante da conquista, destacando a atuação da Secretaria, EBDA, Sindicato dos Trabalhadores e esforços de Mariana que, por sua vez, também esboçou agradecimentos. Bruno realçou a importância da DAP como instrumento jurídico necessário às atividades dos produtores rurais. 
Toneto também enfatizou as parcerias empreendidas e apoio da administração municipal para que esse intento pudesse ser materializado. Toneto, diga-se de passagem, desde o início da atual administração, sempre teve por escopo a consolidação da 1ª DAP jurídica em comunidades rurais de S.A.Jesus. 
Gilmar Dourado regozijou-se por ter acontecido, na sua gestão, essa importância conquista para a comunidade. Parabenizou os esforços da Associação, da Secretaria (destacando, também, as atuações de Jorge de Beata e Bruno) e as parcerias com o Banco do Brasil e sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
Aproveitando o ensejo, anunciou que, logo logo estará trazendo para a comunidade o projeto de irrigação nos moldes dos já existentes em Irecê, município referência na modalidade. Zé Luiz também reportou-se à importância da conquista da comunidade, aproveitando o ensejo para externar que a mesma estará sempre apoiando projetos que possam contribuir para o desenvolvimento da agricultura na comunidade, município e em toda região. 
De parabéns, portanto, as entidades envolvidas nesse processo. A DAP é um instrumento valiosíssimo para que os produtores, através de associações possam comercializar suas produções agrícolas diretamente ao consumidor, evitando, assim, a ação de atravessadores que, quase sempre, acabam abocanhando fatias consideráveis quando da venda de produtos. 
A DAP comum é, também, um documento que funciona como verdadeira identidade do produtor, seja para aposentadoria, seja para o exercício de direitos juntos às esferas governamentais. 
 A Sapucaia, no momento, graças à união de seus moradores que se organizaram através de Associação, atuante, diga-se de passagem, a comunidade rural mais organizada de Santo Antonio de Jesus. 
Além da igreja, conta com quadra de esportes, sede própria da entidade e, agora, DAP jurídica. Realizou, no ano passado, uma belíssima festividade de São Pedro, com participação de várias bandas do município e região, algo que, com certeza, deverá acontecer neste novo ano, após a realização da Copa do Mundo. De parabéns, portanto, Ivan, Neto, Mariana e todos que compõem da Diretoria da Associação. E a TVSAJ, detentora da mais ampla cobertura de TVWEB na região, em pleno dia de domingo, numa comunidade rural, marcou presença. Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com). Publicaremos VÍDEOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário