PÁGINAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CRUZ DAS ALMAS: administração municipal divulga boletim de ações em 27 de janeiro

Secretário participa de reunião para fortalecimento de combate ao racismo e intolerância religiosa
O secretário municipal de Políticas Especiais, Roberto Câmara, participou na última sexta-feira (24), de uma reunião no município de Saubara, com o intuito de fortalecer a criação da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

A Rede propõe uma ação conjunta, entre diversos órgãos (do poder público e da sociedade civil organizada), para promover a igualdade racial e garantir os direitos da população negra através de várias ações que combatam qualquer forma de racismo, discriminação e intolerância na sociedade baiana.
A audiência contou com a presença de diversos gestores do Recôncavo e do secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) criou em 31 de janeiro de 2013, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, com a finalidade de receber, atender, encaminhar e acompanhar toda e qualquer denúncia referente ao tema.
O Centro de Referência é localizado na Avenida Sete de setembro, Ed. Brasilgás, 1º andar, Centro, Salvador/BA. O público pode ser atendido de segunda a quinta-feira: de 09h às 12h e de 14h às 17h. Foi implantado ainda um disque denúncia com o número: 162, para o atendimento à população. 

Alegria marca retorno das atividades do Projeto Bom Viver
O Projeto Bom Viver, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, retomou suas atividades do ano de 2014, nesta sexta-feira (24). Muita alegria marcou o reinício das atividades que atende mais de 200 idosos.

Segundo informações da coordenação do programa, o grupo Bom Viver, reúne idosos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Bairros Rio Branco, Areal, Itapicuru e das comunidades de Touquinha e Piabas.
Nesta sexta-feira, foram entregues os uniformes para o grupo de Samba, porém os participantes já formaram grupo de Carimbó e Dança da Peneira, que vem se apresentando em diversos eventos do município. Para a secretária Ivana Guerra, esse é um dos mais importantes serviços de sua pasta. “É satisfatório vê essa alegria no rosto de cada um que faz parte desse grupo. Isso contribui para uma qualidade de vida melhor para essas pessoas”, disse a secretária.
A participação de Dona Maria de Lurdes no grupo é assídua. Ela faz parte do Grupo de Carimbó e desenvolve todas as atividades do SCFV. “Quando não venho sinto uma grande falta. Esse período que estávamos de férias foi difícil ficar em casa, isso aqui para mim é muito importante”, ressaltou Lurdes. SMS alerta população sobre combate a Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha de combate a Hanseníase e alerta a população cruzalmense a ficar atento e observar se tem a doença, ressaltando que a mesma tem cura. 
O Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase é celebrado anualmente no último domingo de janeiro, desde 1954. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população para a hanseníase, doença que ainda acomete cerca de 30 mil brasileiros por ano, que pode causar incapacidades. Em 2014, o Ministério da Saúde lança a campanha "Hanseníase tem cura. Procure saber se você tem a doença."
Os sintomas da hanseníase incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas. Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.
Fique atento aos sinais e sintomas. O tratamento é de graça!


Nota de pesar: falecimento de agentes comunitários de saúde do município

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas e a Secretaria de Saúde comunicam, com pesar, o falecimento das agentes comunitárias de Saúde, Ivana Moreira Pena e Ticyana Santos da Silva.
Ivana Moreira residia e atuava na localidade da Embira. Ela estava afastada por motivos de saúde, que se agravou durante os dias, e acabou falecendo no último dia (18).

Já Ticyana Santos, 39 anos, moradora da Rua Ruy Barbosa, sofreu um acidente de moto na BR-101, próximo a Sapeaçu,na tarde de domingo (26). Na manhã desta segunda-feira (27) acabou falecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário