PÁGINAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Superstições ganham força no réveillon

Veja para que servem os diversos tipos de folhasComo o Natal e o Ano-Novo a distância é apenas de uma semana, as pessoas geralmente procuram fazer um cardápio para a ceia diferente da festa anterior. Porém, para muitas, a escolha dos ingredientes tem um significado valioso, ou seja, acreditam que determinados alimentos ingeridos no momento exato do rompimento do ano vai lhe trazer fartura, dinheiro e sorte. Além desta superstição, é comum procurarem folhas para banhos de descarrego antes da entrada do ano como uma forma de deixar para trás tudo de ruim e entrar em um ano com muita fé e esperança.
Sempre vem a dúvida das donas de casa que acreditam nestes sortilégios em qual o assado para compor a mesa que dará mais sorte. Há lendas, como explicou dona Etelvina da Cruz Soares, de 72 anos, que há mais de cinquenta prepara ceias para a família, hoje constituída de netos e bisnetos. “Aprendi com minha mãe e avó que não se deve comer peru nem galinha no Ano-Novo porque são animais que ciscam para trás e isto pode trazer períodos muito ruim para toda a família. O ideal é porco porque fuça para frente”, indicou.

No caso das pessoas que não podem comer carne de porco, ou por problemas de saúde ou por outros motivos, a dona de casa afirma que uma opção é o peixe ”porque é o símbolo da fertilidade, trazendo muitas vibrações boas para toda a família. A explicação é porque os peixes produzem muitos ovos, mais do que qualquer animal”, explicou.

E nestas crenças de uma ceia positiva, muitas estão associadas às civilizações antigas como é o caso do macarrão que na cultura asiática se acredita que este alimento simboliza a longevidade. Por isto não se pode cortá-los para comer. A pessoa terá sorte se conseguir comer o fio inteiro sem partir.

Outro alimento importante, que geralmente não pode faltar na mesa, é o arroz. Este grão, segundo a tradição árabe, Oriente, nasceu de uma gota de suor de Maomé e multiplicou-se para saciar a fome dos homens, se transformando em símbolo da fertilidade e da prosperidade. A lentilha também. A superstição tem origem na Itália e os imigrantes trouxeram para cá. Eles acreditam que basta uma colher de sopa de lentilha para ter dinheiro o ano todo e deve ser a primeira coisa a ser ingerida depois da meia-noite.

Além da ceia, não devem faltar algumas frutas na mesa para darem sorte, como contou a cabeleireira Marta Lima. “A romã é excelente porque é uma fruta símbolo de fartura e fertilidade. Mas ao comer a romã à meia-noite deve se guardar sete caroços na carteira no ano todo para atrair dinheiro”, ensinou.

Ela indicou a uva também, que é considerada uma fruta que traz sorte e muitos creem que ao ingerir “12 uvas exatamente à meia-noite vai lhes trazer muita sorte e conforme o gosto de cada uma vai mostrar como será cada mês do ano”, afirmou.

Banho de folhas

As pessoas que geralmente têm superstições na elaboração de uma boa ceia que lhes trará bons fluídos, também acreditam nos banhos de folhas antes da entrada do ano, ou seja, o último banho do ano velho. Eis a lista de algumas folhas indicadas pelos vendedores do Mercado da Sete Portas para atrair amor, paz, prosperidade e dinheiro:

Alecrim - limpa ambientes, clareia a mente e traz amor. Como fazer: 1 litro de água; 1 colher (sopa) de alecrim .Modo de preparo: ferva a água. Desligue o fogo e despeje o alecrim. Misture e espere esfriar. Banhe-se normalmente. Antes de desligar o chuveiro, despeje a mistura de alecrim do pescoço para baixo. Pense em uma luz rosa envolvendo seu corpo. Procure se acalmar e relaxar. 

Manjericão - eleva a alma e promove a prosperidade e paz.Basta 1 galho de 10 cm de manjericão. Em um recipiente, esmague as folhas do galho com as mãos. Não deixe de mentalizar harmonia. Tome um banho normal e concentre-se em momentos de paz e felicidade. Massageie a pele, do pescoço para baixo, com as folhas de manjericão amassadas, enquanto imagina uma luz branca intensa.

Alfazema e folha de louro - Estimulam mudanças positivas e progresso. Com 3 folhas de louro, 1 vidro de perfume de alfazema, 1 litro de água se prepara um banho. Ferva a água e acrescente as folhas de louro. Desligue e deixe esfriar. Pingue cinco gotas de alfazema. Após banhar-se como faz habitualmente, despeje a mistura do pescoço para baixo. É preciso que se sinta realmente próspera. Atrai dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário