PÁGINAS

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

DIREC IV: Alunos mostram talento na Gincana Cultural do Florentino, em S.A.JESUS

O Colégio Estadual Florentino Firmino de Almeida realiza entre os dias 16, 17 e 18 a sua Gincana Cultural, envolvendo os alunos em diversas tarefas lúdico-pedagógicas que marcam o encerramento do ano letivo. A proposta é fazer uma revisão dos conteúdos trabalhados durante o ano através da realização de diversas atividades, que ocorrem de forma interdisciplinar.Atividade faz retrospectiva dos conteúdos trabalhados durante 2013 no Colégio.
A equipe amarela foi a vencedora da Gincana Cultural do Florentino

Aluna da 8ª série, Natalia Sampaio destacou como um dos pontos positivos da Gincana a integração que acontece entre os alunos que normalmente não se comunicam com tanta frequência. Além disso, a atividade requer, segunda a estudante, a realização de pesquisa e o estabelecimento de contato com a comunidade, já que faz parte da Gincana a coleta de alguns objetos nas casas, como as garrafas peti utilizadas para confeccionar árvores de natal de material reciclável.
A professora de Artes Renata Duarte explicou que a Gincana Cultural traz à tona os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo. Além disso, eles exercitam “o trabalho em equipe, o senso de comunidade, a consciência de identidade grupal, aprendem a valorizar o nome da escola que frequentam, lidam com perdas e ganhos e aprendem a se organizarem”, enumera a professora, depois de informar que uma das tarefas, ligadas a disciplina que leciona é a composição de uma pintura expressionista no muro da escola.
Já Sandra Oliveira, uma das supervisoras do Programa de Iniciação à Docência - PIBID no Colégio, destacou a importância da parceria com a Universidade do Estado da Bahia, por meio do Programa, para o desenvolvimento de atividades na escola. Com o envolvimento dos bolsistas do PIBID, “a gente teve condições de se envolver mais nos projetos estruturantes do Estado”, disse a supervisora destacando outros projetos realizados na escola, a exemplo da Feira de Ciências.
Segunda Jéssica Guimarães, aluna de geografia da Uneb e bolsista do Programa, eles recebem um incentivo para conhecer o universo escolar de perto. “Para nós está sendo interessante porque estamos tendo a oportunidade de vivenciar a realidade da escola”, destaca.
“A gente sempre participa, ajuda, mas aprende muito mais. Essa parceria é muito importante para a escola e para nós”, complementa o também estudante de Geografia Elton Freitas.

Coordenadora Pedagógica da Unidade de Ensino, Vanessa Almeida disse estar feliz com o resultado do trabalho que contou com o empenho dos alunos e de todo o corpo docente da escola. “Ficamos feliz em ver que a aprendizagem pode acontecer de forma diferenciada, e os alunos estão mostrando organização, disciplina e criatividade. O nosso objetivo está sendo alcançado”, ressaltou Vanessa Almeida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário