PÁGINAS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CRUZ DAS ALMAS: Boletim de ações na administração Dr. Jean

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA COLETA DE LIXO
A Secretaria de Serviços Públicos informa à população, que após início da utilização dos carros compactadores, a programação de coleta do lixo foi modificada. 
Para conhecimento dos moradores, a secretaria divulga a programação completa, especificado cada localidade e seus horários de coleta. Confira no site oficial da Prefeitura: http://bit.ly/1bTP8fe


SESP REALIZA SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA ZONA RURAL

A Secretaria de Serviços Públicos realiza reposição de lâmpadas, melhorando toda iluminação pública das comunidades rurais do município. Esta semana o trabalho foi iniciado pela localidade de Piabas. Nesta terça-feira (10) foi à vez das comunidades de Tiririca, Melancia e Lagoa do Cedro. Já para nos próximos dias a programação é a seguinte: quarta-feira (11) Pumba II e Boca da Mata, quinta-feira (12) Pumba.
Segundo informações do secretário, Ronivon Carvalho, esse trabalho continuará nas próximas semanas até que todas as comunidades recebam o serviço.


ESCOLA DA SAPUCAIA DEVE FICAR PRONTA EM JANEIRO

As obras de reforma e ampliação da Escola Augusto Eugênio da Silveira, que fica localizada na comunidade de Sapucaia, está em plena execução. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Paulo Moraes, a previsão é de que no mês de janeiro a escola seja entregue para o início do ano letivo.
A obra inclui a construção de um refeitório, diretoria, secretaria escolar, ampliação para 05 salas de aula e banheiros com adequação para portadores de necessidades especiais. Além disso, todo o piso foi trocado, instalado piso de alta resistência, e o telhado reconstruído e com forro.
A Escola atende a 137 alunos e tem 14 professores.

REUNIÃO AMPLIADA ELEGE NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Nesta terça-feira (10), foi realizada a Reunião Ampliada sobre nova composição do Conselho Municipal de Saúde, na Câmara Municipal de Vereadores.
Participaram do evento, representantes do poder público, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde, associações comunitárias, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, instituições religiosas, entre outros.
A assessora jurídica, Andreia Prazeres, fez uma pequena explanação para explicar o motivo desta audiência. Ela disse que esta sessão foi avalizada pelo Ministério Público (MP) e Conselho Estadual de Saúde com o objetivo de efetivar o Conselho Municipal de Saúde. “Este órgão estava apresentando vários problemas. Desde janeiro, a Prefeitura Municipal marcava reuniões com os representantes do antigo conselho, para esclarecimentos sobre prestação de contas e políticas públicas para área da saúde. Mas por falta de quórum estas reuniões acabavam não ocorrendo. Então foram acionadas algumas audiências com o MP, Tribunal de Contas do Município e Conselho Estadual de Saúde, e hoje vamos eleger um novo conselho”, esclareceu.
Andreia Prazeres ainda explicou para a assembleia que, posteriormente, elegeriam 20 conselheiros. Destes, 50% representariam entidades e movimentos dos usuários; 25% trabalhadores da área da saúde e 25% poder público e prestadores de serviço.
Após a explanação da assessora jurídica, aconteceram três plenárias que contemplou cada representação de instituições presentes. Os candidatos ao conselho tiveram o momento de esclarecer seus motivos para serem eleitos.
O secretário de Saúde, André Eloy, presente no evento falou de sua alegria por prestigiar um momento de democratização na área da saúde. “Hoje, Cruz das Almas dar um avanço significativo na saúde. Eu, como secretário de Saúde, saio da posição incômoda de comandar o conselho. Desta forma, democratizamos o processo”, avaliou.
A presidente da Associação das Mulheres Amigas de Cruz das Almas (AMA), Carmen Oliveira, endossou as palavras do secretário, e lhe parabenizou por tal ato. “Parabenizo o secretário, André Eloy, por este se retirar da presidência do Conselho, pois este órgão funciona como fiscalizador. Há bastante tempo nós lutamos por isso. O secretário está de parabéns por esta iniciativa democrática”, declarou.
Logo após as plenárias, a assembleia se reuniu e iniciou as votações para a eleição dos 20 conselheiros, ficando assim representados:
1 - Governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucartivos:
· Órgão de Saúde do Municipio - Secretaria Municipal de Saúde: Sra Mária Regina oliveira dos Santos
· Órgão de Finanças - Secretaria da Fazenda: Sra Maria do Carmo Mota e Jorge Gomes
· Órgão de Educação e Cultura - Secretaria de Educação: Sra Valdete Passos Batista e Eleni Elvita Cotinguiba
· Órgão de Ação Social - Secretaria de Assistencia Social: Sra Maria da Glória Souza Mascarenhas
· Prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucartivos - APMI: Sra Janice de Souza Brandão e Telma Batista da Cruz
2 - Trabalhadores da área de Saúde:
· Agentes Comunitários de Saúde ou Agente de Combate a Endemias: Sra Doralice Jesus dos Santos e Welington Oliveira da Silva
· Atenção Básica Municipal: Sra Silvana Lima Peres e Letícia Sampaio da Silva
· Vigilância Sanitária Municipal: Sr. Luiz Gustavo Azevedo
· Servidores Públicos Municipais: Sr. Nadson Lopes dos Santos
· Conselhos de Classe Profissional da Saúde - Cremeb - Sr. Jailson Silva Duarte
3 - Movimentos de usuários:
· Órgão de Saneamento - Embasa: Sr. Antonio Olavo Vilasboas
· Associação de Ass a Deficientes - Pestalozzi: Sra. Verena Caldas Velame e Marina Brandão
· Movimentos sociais e populares organizados - AMA: Sra Carmen Maria Oliveira
· Sindicato de trabalhadores Rurais e Urbanos - Produtores do Povoado das Piabas: Sr. Marivaldo Dias Costa
· Entidades de Aposentados e Pensionistas - Lar dos Idosos de Cruz das Almas - SR. Amarildo Bispo dos Santos
· Órgão de Ensino Superior - UFRB - SRA Ivone
· Organizações Religiosas - Ilê Axé Ogum Bara Lonan - SRa Naiara de Jesus das Neves e Sr.Manoel Geraldo Neiva - Igreja Católica
· Comunidade Cientifica - EMBRAPA - Sra Maria Vilma da Silva Oliveira
· Organizações Não Governamentais - Rotary Clube – Agenor de Jesus Souza
· Entidades Ambientalistas - Projeto Cata Renda - Sra Nilza da Silva Oliveira e Sueli da Silva Santos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PNAIC

Na última segunda-feira (09), a Secretaria de Educação realizou o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento que aconteceu no Centro de Apoio Pedagógico, reuniu professores do 1° ano, 2° ano e 3° ano da rede municipal de ensino, que socializaram suas vivências das atividades propostas pelo Programa e aplicadas em sala de aula. 
Segundo informação dos organizadores, as apresentações do seminário, foram referentes ao trabalho realizado com a disciplina Língua Portuguesa. As formações aconteceram durante todo o ano de 2013 em encontros mensais aos sábados. Para o ano de 2014 está programado formações da disciplina matemática.
O Pacto é um Programa de Formação Continuada que tem o compromisso formal assumidos pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do Ensino Fundamental.
O evento reuniu, além dos professores de alfabetização, a Secretária de Educação, Lilian Ribeiro, a coordenadora do programa, a profª Nilda Maria Ribeiro, os formadores do programa, o professor Augusto, representante da APLB; funcionários da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos e as formadoras do Pacto do município de São Felipe, Margarete e Elizete.ASCOM CRUZ DAS ALMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário