PÁGINAS

terça-feira, 12 de novembro de 2013

S.A.JESUS: administração municipal e 14º. BPM firmam convênio para instalação da 1ª. Cia de Polícia na Feira Livre

Por ANTONIO MASCARENHAS

Em cerimônia realizada na manhã dessa terça-feira, 12, no salão nobre da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus, a administração municipal assinou “Termo de Concessão de Direito Real de Uso”, em favor do 14º. BPM, para que essa entidade possa instalar a 1ª. Cia. de Polícia na Praça Duque de Caxias, logradouro que sedia a Feira Livre.

Presentes na oportunidade, Dr. Humberto Leite (prefeito municipal, Ten. Cel. Luziel Andrade (Cmt. do 14º. BPM), Cap. Luiz Braga (Cmt. da 1ª. Cia), secretários municipais José Carlos Toneto (Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente), Kátia Araujo (Ação Social), Nau (Fazenda), Dra. Luciene (Administração e Planejamento), Murilo Miranda (Cultura, Esportes e Lazer), bem como Hélio de Aguiar (SAM), Nadinho (Defesa Civil), Francisco Mendonça (Tesoureiro); Joanito Barbosa (Chefe de Gabinete); Álvaro Luis (Diretor de Projetos); vereadores Chico de Dega, Chispita, Sg. Vinícius e Gilson Bastos), além de outros integrantes do atual governo. 

Também marcaram presenças Genival Deolino (Presidente da ACESAJ, enladeado do gerente Wenderson  e Batatinha), Erivaldo Néri (Presidente do SINCONSAJ), Drs. Alex Santos e Marcel. Representado a imprensa, Humberto Carlos e Antonio Carlos (Rádio Clube AM), Wellington Macedo (Recôncavo FM), Március Pirôpo (Tô com CQC), Antonio Mascarenhas (TvSaj), Negha Juh (Jornal Gazzeta), Oliveira José dos Santos (Jornal Diário do Interior), Edy Lima (Jornal Regional), MG Notícias e Gelly (ASCOM município).


A 1a. Cia será comandada pelo Cap. Luiz Braga e deverá atuar no “centro nervoso” da cidade, notadamente no epicentro das atividades comerciais, incluindo a Feira Livre. Essa aproximação, sem sombra de duvidas dará agilidade às ações eventualmente desencadeadas, todavia, o mais importante, é o caráter preventivo que, indubitavelmente, inibirá ilícitos.

O projeto foi consolidado graças aos esforços e determinação do Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, José Carlos Toneto que, ao lado da Diretora de Comércio e Indústria, Dra. Gilsonilda “Gil”, procurou ouvir feirantes e comerciantes do entorno da Feira Livre em reuniões que contaram com a participação do Cap. Luiz Braga, também decisivo nesse processo. Nas reuniões realizadas, várias foram as postulações dos comerciantes, todavia, a mais preocupante, segundo eles, dizia respeito a insegurança reinante no local.  Diante de tantas reivindicações com relação à necessidade de segurança, as proposições foram levadas ao prefeito Humberto Leite e ao Ten. Cel Luziel (Cmt. do 14º. BPM) que não mediram esforços para que esse intento pudesse ser materializado. 

A insegurança, diga-se de passagem, tem sido, já há alguns anos, o principal motivo para que fatia substancial da população que frequentava a feira livre, dela se afastasse. A Feira Livre constitui-se num dos principais vetores econômicos do município. É para esse importante espaço de negócios que “deságua” parcela significativa da produção do homem do campo, deste e de outros municípios da região, principalmente farinha de mandioca (e seus derivados) e hortifrutigranjeiros, bem como produtos manufaturados. 
Em que pese a falta de segurança reinante, circulam na feira livre milhares de pessoas, graças à variedade de produtos ali comercializados, a preços módicos e bom atendimento. A SACIMA também está ultimando procedimentos para, em parceria com o SEBRAE, promover a formalização de comerciantes através do MEI (Micro Empreendedor Individual), além de já estar planejando organização dos diversos segmentos, no intuito de torná-la atrativa para os comerciantes e a clientela deste e de outros municípios. 
Na cerimônia em epígrafe, pronunciaram-se o Secretário José Carlos Toneto, o vereador Chispita, o Ten. Cel Luziel Andrade, o presidente da ACESAJ, Genival Deolino, o vereador Sgt. Vinícius e o prefeito Humberto Leite. Todos destacaram a importância do evento, enfatizando o que essa conquista significa para o implemento à economia local no momento em que a integridade física e patrimonial sejam melhor resguardadas. 
O Ten Cel. Luziel afirmou que, além das duas existentes, duas outras câmeras serão instaladas para melhor monitoramento na feira livre. Genival Deolino reforçou as colocações afirmando que a ACESAJ dará todo apoio para que o comércio, tanto na feira livre como no centro da cidade possa ser implementado; Sgt. Vinícius, além de referendar os propósitos em pauta, parabenizou a administração municipal e o 14º. BPM, aproveitando o ensejo para pedir à corporação melhorias para a Cia da Urbis III. Finalizando, o prefeito Humberto Leite externou satisfação reafirmando propósitos de, ao lado do 14º. BPM, atender aos anseios da população nessa que é uma de suas principais postulações: a segurança. Fotos Antonio Mascarenhas




Visualizar todas

Obtenha o seu



Nenhum comentário:

Postar um comentário