sábado, 23 de novembro de 2013

Programa Mais Educação do Gov.Federal, já beneficia diversas escolas em Santo Antônio de Jesus Ba. Em destaque a Escola Municipalizada Centro Comunitário do Cajueiro

DSC05816
A Escola Municipalizada Centro Comunitário do Cajueiro, começou as atividades do Programa em Outubro de 2013, contando com uma equipe de profissionais ” Monitores”, preparados e entre as atividades desenvolvidas estão:
DANÇA: Profª Siara Lima Souza
KARATÊ: Profº Marcius Pirôpo CQC
MATEMÁTICA: Prof Dºilma Fonseca Santos
PORTUGUÊS: ProfºAdeildes de Jesus Mota
RECREAÇÃO: Monitora- Maria de Fátima
logo_mais_educacaoA Diretora Joelita Alves de Souza e a Coordenadora Iara do Carmo, acreditam que através do Mais Educação é possível elevar a qualidade da educação e elevar os índices de aprovação dos alunos. Com esta iniciativa a Escola Municipalizada Centro Comunitário do Cajueiro, passa a ser um exemplo de que escolas públicas, podem ser atrativas aos alunos, retirando da ociosidade, crianças que não tinham acesso a arte, ao esporte a cultura e a uma educação de qualidade.
A Secretaria de Educação do Municipio, através da Diretora Geral Profª Urânia, vem incentivando para que todas escolas cadastradas, possam oferecer esse serviço educacional com qualidade. Diário do Interior. Veja em LEIA MAIS.
Aula de Dança no inicio do Programa

Entenda o que é o Mais Educação : O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por . meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Karatê turma ( D ) com fardamento comprado
com a verba destinada pelo Programa.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas. As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas – definidas pelo IBGE – e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes. Mais Educação em SAJ BA.
Ivan Araújo, palestrando na SEC.Municipal de Educ. em SAJ.
Março de 2012.

No início de 2012 a convite do Professor CQC, veio até Santo Antônio de Jesus o Profº Ivan Araújo que na época era coordenador regional do Programa, Profº Ivan orientou diretores de escolas municipais, desde o cadastramento da escola na página do SIMEC , até a operacionalização com toda a parte logística, dando-lhes a ferramenta necessária para por em prática o Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário