PÁGINAS

sábado, 30 de novembro de 2013

CRUZ DAS ALMAS: prevenção do câncer de próstata, fortalecimento de conselho e futsal interbairros

Marcha Azul conscientiza sociedade cruzalmense à prevenção ao câncer de próstata
No final da tarde desta sexta-feira (29), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu a Marcha Azul, que teve início na Praça Multiuso, percorreu diversas vias do munícipio e retornou a Praça Multiuso.
O evento foi mais uma atividade referente à Campanha Nacional Novembro Azul, e teve como objetivo principal conscientizar a população, especialmente, os homens acima de 40 anos, a realizar os exames com o intuito de prevenir o câncer de próstata.
A Caminhada reuniu a equipe da SMS, que saiu às ruas com faixas, apitos e bolas azuis. Durante o percurso, houve a aproximação com as pessoas que observavam o evento, e o esclarecimento sobre a prevenção ao câncer de próstata.
O secretário de Saúde, André Eloy, esclareceu a importância dos homens acima de 40 anos comparecer aos postos de saúde do município e fazer o exame. “Temos a oportunidade de em um simples exame de PSA detectar o câncer de próstata. Então você, homem, acima de 40 anos, pode procurar as Unidades de Saúde do município e as duas Unidades Básicas de Saúde e realizar o seu exame”, declarou.
A SMS intensificou durante todo o mês de Novembro os exames de PSA nas Unidades de Saúde do município.

Oficina discute fortalecimento dos Conselhos Municipais da Mulher 
Oficina de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Mulher que aconteceu nesta sexta-feira (29) reuniu representações da área de direitos da Mulher de Cruz das Almas e de vários municípios do Recôncavo.
O evento que foi realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Especiais em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e do Centro Regional de Referência da Mulher Maria Joaquina, como parte do Projeto Novembro da Consciência Negra, também contou com as presenças do Prefeito, Dr. Jean, do vice-prefeito Ednaldo Ribeiro e do presidente da Câmara de Vereadores Edson Ribeiro. O prefeito Dr. Jean parabenizou os organizadores do evento, falou sobre a importância do Centro de Referência da Mulher ao tempo em que cobrou dos municípios parceiros o cumprimento de suas responsabilidades para que o Centro continue funcionando e oferecendo um serviço de qualidade às mulheres que dele necessitarem.
O Secretário de Políticas Especiais, Roberto Câmara, que fez parte da mesa de abertura, saudou a todos os presentes reafirmando o seu empenho no desenvolvimento de ações que contribua para o fortalecimento dos direitos de todos os seguimentos atendidos pela sua pasta, em especial as mulheres. As representantes dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Jacilda Souza, e de S
anto Amaro, Flávia Reis, parabenizaram o prefeito e vice-prefeito por estarem presentes no evento demonstrando sensibilidade à causa. “Na maioria das vezes, estamos discutindo somente entre nós, e ver aqui o prefeito, o vice-prefeito participando demonstra que os mesmos têm sensibilidade e são capazes de colaborar com esta luta”, ressaltou Flávia Reis.
A oficina foi ministrada pela representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Néia Bastos, que falou sobre o papel e a importância dos Conselhos para efetivação e fortalecimento dos direitos da Mulher. “Precisamos nos organizar e garantir que os conselhos tenham força para lutar pelos direitos das mulheres”.
Além das representações das cidades de Cruz das Almas, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus, estiveram representados os municípios de Conceição do Almeida e Maragojipe.

Jogos tensos e equilibrados no Campeonato de Futsal Interbairros
Na noite da última quinta-feira (28), aconteceram mais dois jogos do Campeonato de Futsal Interbairros, que alegrou o público presente no Ginásio de Esportes.
O primeiro embate foi entre as equipes do A.J.S. e Matadouro. A partida foi bastante movimentada, com certo equilíbrio durante boa parte do tempo, a A.J.S. aproveitou suas chances de gol e venceu por 5 a 3. O segundo confronto foi um pouco mais tenso. O resultado entre os times da Tabela e Dona Rosa só foi definido nos últimos minutos da partida, com triunfo da Tabela por 4 a 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário