segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

HOSPITAL REGIONAL: Ufa! Depois de 18 anos, finalmente, inaugura-se uma nova era na região. Não importam as cores partidárias envolvidas. O que importa é a satisfação de atender ao clamor de toda uma região.

Por ANTONIO MASCARENHAS  (reiterando)

A entrada em funcionamento do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus representa não apenas o término de toda uma ansiedade da população do município e de cidades circunvizinhas  que, durante  18 anos teve que conviver com sofrimentos,  mas,  sobretudo, a certeza de que toda uma história de luta está sendo consolidada, onde não se pode deixar de evidenciar a  importância de todos que estiveram envolvidos nesse processo, em que pese os percalços, os erros, as dificuldades que chegaram, inclusive, a ensejar a demolição de parte considerável da construção, na sua fase inicial.

Após 18 anos de gestação, finalmente "nasce a criança " que, convenhamos, teve vários "pais", cada um com seus méritos. Durante esse período, todos gestores deram suas valiosas contribuições a exemplo de Renato Machado, um homem que tinha uma preocupação muito grande, principalmente com os menos favorecidos;  Álvaro Bessa,  que também muito batalhou para o prosseguimento das obras, tendo seu apogeu na administração do atual prefeito, Dr. Euvaldo Rosa, que, diga-se de  passagem, não mediu esforços em estar constantemente em Brasília  atrás de recursos para a conclusão da obra.   
Mas tudo isso não seria possível se o então prefeito Humberto Leite não tivesse a iniciativa de, numa visão futurista  que,  na época, para alguns descrentes, parecia  visionária,  mas que, hoje,  é uma realidade insofismável para toda região. Claro que não podemos deixar de evidenciar, também, os esforços do  ex-govenador Paulo Souto,  deputados que representaram e dos que ainda representam a região, além dos secretários de Saúde do município, a exemplo de Dr. Adriano, Dr. Leonel (trouxe 8 milhões, através do Deputado Jutahy Magalhães), Dra. Did, Dra. Márcia  e, agora, Dr. Joan. O fato é que, retirados os cavaletes, instalados os  equipamentos, designada  a administração, ninguém pode tirar do Presidente Lula, do Governador Wagner e do atual prefeito, Euvaldo, o privilégio, a satisfação de, ao lado da população, promover a inauguração  desse extraordinário estabelecimento de saúde pública instalado em nosso município e com a responsabilidade de também servir a toda região, contribuindo de forma relevante para desafogar o sufoco de atendimentos na capital e municípios circunvizinhos, para onde sempre se dirigiu a população, sobretudo a mais carente, numa verdadeira “via-crucis”, sujeitando-se a acidentes, à espera de atendimentos.  Hospital que terá 136 leitos, para atender as especialidades como Clínica P21ediátrica (33), Cirurgias (51), Médica (36), Psiquiatria (6), UTI geral (10).

A poucos dias de sua inauguração (15 de dezembro), fatia considerável da população desde município e do Estado não imagina as dificuldades, os percalços, a  morosidade, enfim, todo um emperramento que contribuiu com a demora da conclusão desse hospital e que dará à saúde,  considerada esteio desenvolvimentista para a sociedade, infelizmente,  determinados setores da administração pública  não imaginavam ou, simplesmente,  “viam” e não queriam “enxergar”  a magnitude de uma obra como essa. Situações que ensejaram manifestações  por parte de alunos, entidades representativas e da sociedade como um todo. Lamentações à parte, o importante é que chegou a hora de brindar esse acontecimento sem precedentes em nossa região.
Obviamente que não podemos pensar que, inaugurado o Hospital, todos os problemas serão resolvidos. A população deverá ficar atenta, atuante, buscando exercitar seus direitos, mesmo porque há um leque de problemas históricos que envolvem a saúde nesse país que vão muito além de instalações físicas, passando pela questão motivacional dos profissionais de saúde, em face das remunerações auferidas e que, infelizmente, contribuem para falta de profissionais capacitados, gerando filas imensas por atendimentos oferecidos pelo SUS e, por conseguinte, prejudicando a qualidade de vida de um povo  que, graças  a todo um processo conjuntural, ainda não dispõe de um atendimento igualitário na educação, , no mercado de trabalho e, principalmente, na área de saúde.
Os governos do Presidente Lula e do governador Wagner tem feito muito para a democratização de áreas importantes para o desenvolvimento social, onde as conferências, os seminários tem trazido às discussões, problemas que discutidos, avaliados, têm sido, se não resolvidos em sua totalidade, pelo menos encarados de frente e com soluções amenizadoras, todavia é imperativo que a população continue cobrando para  a melhoria dos serviços que lhes são prestados mesmo porque são atribuições do poder público e a sociedade tem que  estar vigilante.
Santo Antonio de Jesus é um município muito importante,  não apenas pelo seu contingente populacional, pela  exuberância de sua gente, pela sua invejável localização geográfica, mas, principalmente, pela importância política que exerce na região e no contexto estadual, abrigando, no seu seio, um empreendimento como o Hospital Regional que, som sombra de dúvidas, traz consigo uma onda progressista inimaginável, no momento em que atrai para a Terra do Padre Mateus novos empresas, indústrias, prestadores de serviços, mais estabelecimentos de educação, de saúde, arrastando, com tudo isso, melhores condições de transporte, de moradia, em suma, o progresso.
Cabe a todos nós, portanto, não apenas nos orgulharmos diante desse feito  mas continuarmos atentos, e participativo  quando da elaboração de PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), PPA (Plano Pluri-anual) para podermos inferir nas discussões acerca  daquilo que a população realmente precisa. Mesmo porque cabe ao povo opinar acerca de suas prioridades. É através desse envolvimento (administração pública e população) que os anseios são aflorados e as soluções são alcançadas. FONTE Fotos: Google (ordem, de cima para baixo: Hospital, Alvaro Bessa, Humberto Leite, Euvaldo, Paulo Souto, Wagner, Lula, manifstação estudantes).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site Mascarenhas, aproveito para parabeniza-lo pelo brilhante texto em relação "ao sonho realizado" sucesso!!!!

    ResponderExcluir