sábado, 26 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO


Por ANTONIO MASCARENHAS
O Natal simboliza o momento maior da cristandade. Data que, em todo o universo as pessoas se reúnem para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. Famílias reunidas, comemorações, enfim, todo um clima de harmonia, de irmandade. Momento em que angústias se esvaem, dando lugar à descontração e à esperança. E, envoltos nessa dimensão do existencialismo, muitos planos, muitos projetos. Todos esperam, naturalmente, um Novo ano de paz, de luz, de harmonia, de realizações. Evidentemente,  tudo isso passa pela permissão do nosso grande criador.

Muitas pessoas acreditam que o acúmulo de boas ações praticadas, de cunho material, sejam suficientes para que, junto ao grande mestre, possam gerar garantia de um leque de benesses a serem colocadas à sua disposição. Ledo engano. Paralelo a esses atos, é de extrema relevância que ações espirituais possam solidificar as posturas destituídas da exigência de retorno. Aqueles que praticam o bem sem o desejo frenético de reciprocidade  automática, com certeza terão plantado sementes que germinarão e produzrão frutos.

Afora essas considerações  que, amiúde, possam exigir de cada um de nós um pouco de reflexão, é imperativo que possamos trazer à baila a questão do existencialismo, considerando-o sob duas vertentes: a do MATERIALISMO, no momento em que possamos reconher nossa finitude enquanto matéria e a da DIMENSÃO HUMANA, ao analisarmos a grandiosidade que cada um de nós representa  enquanto seres pensantes, solidários e, o que é mais importante, convencidos de que a raínha das virtudes é a HUMILDADE. A humildade de sabermos que  a suntuosidade, o glamour, o endeusamento, tudo isso, não passa de "castelos de areia". O que importa, na verdade, é entendermos que temos que vivenciar todos os momentos, compartilhando alegrias, realizações. Temos que amar o próximo, a natureza. Todos nós, de uma maneira ou de outra, fazemos história. Não é gratificante ficarmos à beira do caminho. Não é enriquecedor agirmos como meros-expectadores.

Aproveitamos o ensejo para agradecer às pessoas que estão nos prestigiando nesse Blog. Estamos num proceso de aprendizado. Precisamos mudar muita coisa. Dificuldades logísticas, horário de trabalho,  impedem que possamos oferecer um trabalho mais abrangente e célere. Todavia, com apoio de vocês, barreiras serão transpostas. É preciso acreditar. Um Ano Novo cheio de realizações para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário